Governo do Amazonas incentiva a produção de abacaxi orgânico em Careiro da Várzea

By -

abacaxi-organico-2Em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), agricultores familiares estão aderindo ao cultivo orgânico do abacaxi. O estilo de produção sustentável está sendo incentivado pelo Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com o uso de técnicas da agricultura orgânica baseadas em princípios da agroecologia.

De acordo com o extensionista rural e responsável pelo setor de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica do Idam, Mário Ono, o sistema orgânico é totalmente compatível com a forma de produzir no contexto amazônico, principalmente, porque combina a disponibilidade de recursos naturais com as condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da atividade.

abacaxi-organico-3Trabalhando há 30 anos com a atividade agrícola, o agricultor Jorge Luiz dos Santos, de 50 anos, da comunidade Peniel do Areal, km 4,5, iniciou o cultivo do abacaxi em sistema orgânico há dois anos. “O apoio técnico do Idam foi fundamental para que eu mudasse as práticas de cultivo do abacaxi. Os técnicos mostraram que é possível produzir o nosso próprio composto orgânico e biofertilizante com materiais naturais e disponíveis na propriedade”, disse Jorge, ao ressaltar que quando passou a utilizar os insumos orgânicos no plantio, logo observou que o fruto era mais bonito, graúdo e limpo, além do sabor adocicado.

abacaxi-organico-1Na região metropolitana de Manaus existem 116 agricultores familiares em fase de transição do cultivo convencional para o cultivo orgânico. Entre os municípios que estão aderindo ao sistema orgânico de produção estão: Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba e Novo Remanso/Itacoatiara.  

Roberto Brasil