Governo do Amazonas entrega equipamentos para combater incêndios florestais

By -

corpo-de-bombeiros-entrega-material-01Da Redação – Nesta quinta feira (29), o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entregou 1.112 equipamentos de combate a incêndio florestal ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. O trabalho integrado com a Defesa Civil, Policia Militar e órgãos estaduais e municipais foram destacados e informaram que um 50% das queimadas foram controladas.

O equipamento entregue pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), no valor de R$ 290 mil, será utilizado em 12 municípios em situação de emergência (Manaus, Autazes, Caaprianga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva).

corpo-de-bombeiros-entrega-material-02Redução dos focos

O trabalho integrado do Ipaam, Sema, Defesa Civil do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Policia Militar que fazem parte do CIMAAM permite que as ações do Governo possam dar resposta imediata frente às queimadas.

O Corpo de Bombeiros já receberam mais de 800 chamadas de incêndio em vegetação desde agosto no interior do Amazonas, o município que apresentou maior número de queimadas foi Manacapuru, com 92 focos.

corpo-de-bombeiros-entrega-material-03O Ipaam já aplicou mais de R$ 8 milhões em multas por incêndios criminosos em vegetação, pelo menos 20 autos de infração já foram lavrados e cópias dos processos serão encaminhadas para os Ministérios Públicos Federal e do Estado (MPF e MPE).

O representante da Policia Militar destacou a integração do trabalho frente ao fenômeno de El Niño e a importância da educação ambiental assim como a punição de quem comete crimes. 

Céu limpo 2015

corpo-de-bombeiros-entrega-material-04O Secretario da Defesa Civil, Cel. Fernando Pires Júnior, explicou que foi uma situação atípica, pois ainda estamos num calor amazônico (proliferação de queimadas e fumaça), houve um aumento das queimadas em relação ao ano passado (70%) e a ação do governo do estado com o a união das instituições conseguiu controlar num 50%.

corpo-de-bombeiros-entrega-material-05“Esta é uma pequena mostra dos equipamentos, pois já esta sendo utilizado nos focos de incêndio no interior do estado, a pesar das chuvas tem ainda muito trabalho pela frente, mais de um mil brigadistas estão atuando, aqui em Manaus são pequenos focos (700) Lábrea teve o inicio com muitos focos e foi subindo ate a região metropolitana, desta forma foi declarada a situação de emergência e estamos atuando com apoio do Ipaam e com o auxilio deste material”, salientou o Comandante do CBMAM, Cel. Fernando Sérgio. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil