Governo do Amazonas e Funasa enviam 515 mil galões de água para municípios afetados pela cheia

By -

Da Redação – Nesta terça-feira (04), na Sede do Governo, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, o Governador David Almeida anunciou o envio pela Defensa Civil de 515 mil galões de água potável para 39 municípios afetados pela cheia e que se encontram em situação de emergência em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O Superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro disse “as obras de infraestrutura para dotar de agua e saneamento nos municípios do interior demoram muito (em alguns casos até três anos) pelo que este apoio do Governo Federal a través da Funasa e em parceria com a Defesa Civil e o Governo para dotar de agua as famílias afetadas pela enchente é importante”. Informou ainda que são 75 milhões para o abastecimento de agua para 12 municípios e 52 milhões para tratamento de esgoto em beneficio de cem mil famílias.

O Governador do Amazonas, David Almeida mostrou sua preocupação com os municípios de Caapiranga e Amaná e disse “esta doação de agua é muito importante para as pessoas afetadas pela enchente, alguns municípios estão vivendo a um metro da agua e estaremos atendendo a todos os que necessitem”

Transição do inverno ao verão amazônico

O Secretario Estadual da Defesa Civil, Cel. Fernando Pires Junior, destacou a parceria e disse “o Governo do Amazonas se preparou para atender a mais de 60 famílias afetadas, tivemos o plano de resposta que contou com apoio do Governo Federal para primeiro atender a Calha do Juruá, o Purus, Solimões e agora do Amazonas, são mais de 13 mil famílias nesta situaçãopós enchente que acontece na transição do inverno ao verno amazônico”.

O Cel. Pires informou ainda que já foram distribuídos alimentos, kits de medicamentos e agora água para diminuir o grande índice de doenças por vinculação hídrica que afetam os municípios e que Boca do Acre também recebera água, reconheceu que ainda falta muito por atender especialmente na parte de infraestrutura e educação.

A Defesa Civil do Amazonas, já enviou 25 mil litros de água doados pela Funasa para oito municípios: Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Iça, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Alvarães e Fonte Boa. Os demais municípios devem receber a ajuda nos próximos dias.//Mercedes Guzmán

Roberto Brasil