Governo do Amazonas planeja instalar novas centrais de abastecimento da agricultura familiar

By -

central-abastecimento-agricultura-familiar1A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) já iniciou os estudos de viabilidade para a instalação de mais centrais de abastecimento da agricultura familiar, a exemplo da que foi inaugurada na manhã da última sexta-feira (05) no Município de Iranduba. De acordo com o titular da pasta, Valdenor Cardoso, os próximos municípios que deverão receber essa estrutura são Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. A ideia é atender a todos os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

O secretário destacou a importância desse tipo de investimento durante a solenidade de abertura da unidade de Iranduba. “Essa obra tem um valor intangível, pois compõe uma das etapas mais difíceis do sistema: a comercialização da produção. Por meio desta, conseguimos valorizar o produtor rural, ao mesmo tempo em que diminuímos a distância entre ele e o consumidor”, destacou Valdenor Cardoso.

central-abastecimento-agricultura-familiar2A primeira Central de Abastecimento da Agricultura Familiar do Amazonas, localizada no quilômetro 2, logo após a Ponte sobre o Rio Negro, conta com um espaço de 7 mil 540 m2 de área construída, 88 boxes, 28 pedras, praça de alimentação com seis restaurantes e amplo espaço para o trânsito de consumidores. E vai funcionar de domingo a domingo de 5h da manhã às 22h. Na manhã deste domingo (07), vai estrear no local uma Tenda Cultural, com apresentações musicais e de dança.

“Trata-se de um momento histórico para os produtores rurais do Amazonas. Conseguimos retirar os feirantes que estavam na beira da estrada correndo riscos e trazê-los para um local seguro, onde eles poderão comercializar seus produtos da melhor maneira possível”, afirmou o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado (ADS), Miberval Jucá, responsável pela administração do espaço.

Roberto Brasil