Governador José Melo reinaugura pista de atletismo da Vila Olímpica

By -
"Isso credenciará a Vila Olímpica para qualquer atividade esportiva", disse José Melo

“Isso credenciará a Vila Olímpica para qualquer atividade esportiva”, disse José Melo

O governador do Amazonas, José Melo, inaugurou nesta sexta-feira, 8 de maio, a pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus. Referência na formação de atletas e na preparação de grandes campeões, a pista foi reaberta em clima de festa com a 1ª Copa Vila Olímpica de Atletismo, competição oficial que conta pontos para o ranking brasileiro da categoria.

José Melo afirmou que a reabertura da pista de corrida será um importante estímulo à formação de novos atletas e credencia Manaus a participar de grandes competições nacionais e internacionais. Na ocasião, o governador anunciou investimentos de R$ 6,6 milhões em obras de ampliação do complexo esportivo, como a reforma do parque aquático, do setor de treinamento de salto, a construção de um ginásio para luta olímpica e a revitalização da estrutura de hotelaria e restaurante da Vila.

“Esse trabalho de revitalização tem o objetivo de capacitar a Vila Olímpica não só para ter atletas de alto rendimento, mas dar oportunidade a outros atletas que possam se desenvolver. Isso credenciará a Vila Olímpica para qualquer atividade esportiva”, disse.

jose-melo-reinauguraçao-pista-vila-olimpica-03A solenidade contou com a presença do medalhista olímpico amazonense Sandro Viana, que também participou da 1ª Copa Vila Olímpica de Atletismo. O velocista foi medalha de ouro no revezamento 4×100 metros rasos do Pan-Americano de 2007 (Rio de Janeiro) e de 2011 (Guadalajara) e correu nos 100 metros rasos. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também prestigiou a solenidade.

O evento também marcou a volta às competições de Alexon Maximiano, outro amazonense medalhista – foi bronze no lançamento do dardo no Pan 2007. Representando o futuro do atletismo, haverá ainda uma prova de 50m rasos para as crianças da escolinha de atletismo.

O novo piso da pista da Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste, atende a todos os critérios técnicos da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e permite ao Governo do Estado, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO) e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), ampliar os projetos de apoio ao desenvolvimento do atletismo no Amazonas.

jose-melo-reinauguraçao-pista-vila-olimpica-01A reforma e a entrega da nova pista fazem parte de um conjunto de ações que visam revitalizar todo o espaço da Vila Olímpica e aproximar ainda mais a comunidade em geral de todos os benefícios oferecidos dentro do complexo. Além da pista, entregue pelo governador, a Vila Olímpica terá o seu parque aquático revitalizado. A obra já está na fase de licitação. Também está no planejamento a reforma do restaurante e do hotel.

Entre os investimentos da Vila Olímpica, destacam-se ainda, a troca de luminárias já desgastadas pelo tempo, que está sendo feita em parceria com a Prefeitura de Manaus, e o reforço na segurança do espaço, executado com o apoio da Polícia Militar. “O governador acreditou em pessoas do esporte e nos deu essa oportunidade para realizarmos uma gestão técnica compromissada, para resgatarmos a dignidade da nossa Vila Olímpica”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.

Revitalização – Esta é a segunda reforma da pista da Vila Olímpica, com investimentos estimados em R$ 6 milhões. Inaugurada em 1990, a pista foi reformada a primeira vez em 2006, quando sediou o Meeting Internacional de Atletismo, evento que contou com a presença de atletas brasileiros e sul-americanos. A última etapa da reforma começou no início de março deste ano e durou 55 dias. O trabalho reuniu 14 pessoas, entre técnicos italianos e colaboradores da empresa prestadora do serviço no Brasil, a Play Piso.

jose-melo-reinauguraçao-pista-vila-olimpica-04O local é revestido com Sportflex Super X, adequado para uma pista de atletismo de 400 metros com oito raias, áreas de salto em altura, saltos em distância e triplo, lançamento de dardo, de martelo e de disco e arremesso de peso.

Com essa nova estrutura, a Vila Olímpica reforça o seu credenciamento para se tornar um dos centros de treinamento de atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.  “Nossa candidatura já está oficializada no site do Comitê Olímpico, para que possamos ter aqui em Manaus atletas de alto nível que irão disputar os Jogos no Rio de Janeiro”, frisou Aly Almeida, ao ressaltar que a Arena da Amazônia será uma das sedes do Torneio Olímpico de Futebol.

Massificação – Outra meta da FVO é massificar a prática do atletismo em Manaus, com a presença de estudantes, crianças e jovens. Nesse sentido, a instituição planeja trazer técnicos alemães para realizar um intercâmbio com os professores e treinadores locais.

“O trabalho agora tem que ser inteligente, de massificação. Já estamos tratando disso e em junho o comandante do esporte na Alemanha estará aqui para acertamos tudo”, afirmou Aly Almeida.

Roberto Brasil