Governador José Melo reinaugura escola estadual Cecília Carneiro de Oliveira, em Iranduba

By -
Gov. José Melo

Gov. José Melo

Com 906 alunos matriculados, a escola estadual Cecília Carneiro de Oliveira, em Iranduba (a 32 quilômetros de Manaus) está sendo reinaugurada pelo governador José Melo nesta sexta-feira, 10 de abril. A escola foi totalmente reestruturada e ganhou novos laboratórios e quadra. A unidade também é referência nas atividades extraclasse, com o projeto “Horta Escolar”, para o cultivo de hortaliças de forma sustentável.

A obra, realizada com investimentos de R$ 2,4 milhões, contemplou a reforma das salas de aula, ambientes administrativos, cozinha, banheiros e demais espaços, além da construção de laboratórios de informática e ciências e da quadra poliesportiva. A escola também possui uma sala de recursos multifuncional para o atendimento de alunos com necessidades especiais.

Atendendo atualmente 906 alunos do ensino fundamental (2º ao 7º ano) e educação de jovens e adultos (ensino fundamental e médio) nos turnos matutino, vespertino e noturno, a escola conta com um corpo docente formado por 42 professores e 17 servidores do quadro administrativo.

Segundo a gestora da escola, professora Estelita Vasconcelos, a reforma é a realização de um sonho para toda a comunidade. “Para nós, a reforma é uma importante conquista que só irá fortalecer o vínculo da nossa escola com a comunidade e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, destacou.

A cerimônia de reinauguração será marcada ainda pela homenagem ao desportista e grande incentivador da prática do esporte na comunidade escolar, Océlio Pantoja Tenório, cujo nome será dado à quadra poliesportiva recentemente construída.

O projeto “Horta Escolar”, ação que combina a preservação ambiental e o cultivo de hortaliças para consumo dos próprios alunos será mantido na nova estrutura da escola. “Esse é um projeto muito importante que a escola pretende dar continuidade agora com o retorno das nossas atividades”, comentou a gestora, Estelita Vasconcelos.

Histórico – Inaugurada no dia 02 de maio de 1998, a escola recebeu este nome em homenagem à professora Cecília Carneiro de Oliveira, moradora do município de Iranduba e que prestou relevantes serviços educacionais na zona rural, especialmente na Ilha do Jacurutu, onde morava anteriormente e criou seus filhos.

No período de maio de 1998 a julho de 2001, a escola foi cedida à Prefeitura Municipal de Iranduba, abrigando alunos da rede municipal do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Em agosto de 2001 a escola passou a ser administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Decreto nº 22.029, publicado no Diário Oficial em de 01 de agosto de 2001.

Roberto Brasil