Governador José Melo recebe Medalha ‘Amigo da Marinha’

By -
"A marinha tem ido além das suas atribuições condicionais, colaborando para o desenvolvimento e proteção da nossa Amazônia", afirmou José Melo

“A marinha tem ido além das suas atribuições condicionais, colaborando para o desenvolvimento e proteção da nossa Amazônia”, afirmou José Melo

O governador José Melo recebeu na última sexta-feira (13), a “Medalha Amigo da Marinha” em razão dos relevantes serviços e apoio prestados à Marinha do Brasil, especialmente na Amazônia Ocidental. O vice-governador Henrique Oliveira também recebeu a homenagem promovida pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN). O evento aconteceu no Salão Rio Solimões, localizado na Avenida 7 de Setembro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro de Manaus.

A congratulação fez parte das comemorações pelo Dia do Amigo da Marinha, comemorado em 6 de novembro, e homenageia o nascimento do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-ministro da Marinha e criador da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com a homenagem pela parceria que possuem com as ações da Marinha na Amazônia.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, o governador José Melo enfatizou a importância da Marinha, Exército e Aeronáutica na defesa e proteção da Amazônia. ”Ao longo da existência das Forças Armadas aqui na Amazônia, a marinha tem ido além das suas atribuições condicionais, colaborando para o desenvolvimento e proteção da nossa Amazônia. Eles têm ido além, seja na cheia ou seca e em outros momentos difíceis que o Amazonas passou, a marinha e as forças armadas estavam sempre ali para ajudar. Recentemente tivemos uma vazante e eles estavam nos ajudando, especificamente no atendimento aos ribeirinhos”, destacou.

O governador José Melo agradeceu o reconhecimento concedido pelo Marinha do Brasil. “É uma honra receber uma honraria como essa de uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil. Essa homenagem representa mais força para que possamos continuar nossa trajetória de administração do Estado”.

Segundo o vice-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, comandante do Com9°DN, as congratulações representam o apoio à Marinha do Brasil diante dos desafios da Amazônia. “Agradeço todas as autoridades civis e militares, instituições públicas e privadas. Isso representa reconhecimento daqueles que apoiam os serviços da Marinha. E nesse grande desafio que temos de zelar pela Amazônia, queremos sempre contar com a parceria da sociedade para juntos trabalharmos em prol do crescimento do Estado da Amazonas”.

A solenidade contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargadora Graça Figueiredo, do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto, e do prefeito de Manaus, Artur Neto.

Roberto Brasil