Governador José Melo recebe embaixadores dos EUA e da Turquia

By -
Com os EUA, a ideia é criar projetos relacionados à educação e meio ambiente

Com os EUA, a ideia é criar projetos relacionados à educação e meio ambiente

Intercâmbio educacional, projetos na área de meio ambiente e investimentos no setor turístico do Amazonas são os principais destaques da pauta de parcerias que o Governo do Estado pretende fechar com os governos dos Estados Unidos e da Turquia. O primeiro passo para desenvolver os projetos foi dado nesta quinta-feira, 1º de outubro, durante reunião entre o governador José Melo e embaixadores dos dois países. Com os EUA, a ideia é criar projetos relacionados à educação e meio ambiente. O interesse dos turcos é por oportunidades no turismo.

Com os Estados Unidos, os projetos em análise na área de educação preveem intercâmbio de professores e alunos para os EUA, a realização do programa Jovens Embaixadores e a criação de uma escola bilíngue em Inglês. A área ambiental também está incluída nas propostas de parceria, com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. A reunião de José Melo com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliane Ayalde, ocorreu no Palácio Rio Negro, no centro de Manaus.

jose-melo-embaixadores-eua-e-turquia-1As parcerias entre o Governo do Amazonas e a Embaixada dos Estados Unidos já estão em acontecendo. Neste mês, professores de Língua Inglesa que atuam na rede pública estadual de educação participaram de um programa de qualificação conduzido por especialistas da Embaixada Americana. A embaixadora afirmou que os EUA vêm analisando investir em projetos de infraestrutura no Brasil. No Amazonas, há interesse no setor de transporte, nos portos e aeroportos regionais, e na ampliação de projetos de sustentabilidade ambiental e tecnologia de monitoramento climático.

Turismo – O turismo ecológico é o principal ponto de interesse de empresários do setor de turismo da Turquia, segundo o embaixador Huseyin Dirioz. Durante o encontro, José Melo destacou as oportunidades de negócios e os principais atrativos turísticos do Estado e que podem gerar maior interesse nos investidores estrangeiros.

jose-melo-embaixadores-eua-e-turquia-3Realizado na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, a reunião com o embaixador da Turquia também teve a presença do Cônsul do país em Manaus, Átila Yurtsever.

Uma comitiva de empresários, a maioria do setor hoteleiro, deve visitar o Amazonas ano que vem para prospectar negócios, adiantou o embaixador turco. Além do turismo de selva, há também interesse na exploração de produtos com matéria-prima regional e em projetos industriais aproveitando as vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus.

“Eles são especialistas em construção de grandes hotéis de turismo. O embaixador veio verificar as condições e vai organizar o grupo de empresários interessados em investir. Eles constroem grandes hotéis e estão associados a grandes agências de aviação e turismo e virão brevemente trazendo todos os investidores interessados, olhando o turismo contemplativo, de selva, ecológico e de pesca esportiva”, ressaltou José Melo.

Roberto Brasil