Governador José Melo quer projetos de lei para liberação rápida de recursos emergenciais

By -
Gov. José Melo

Gov. José Melo

O governador do Amazonas, José Melo (PROS), garantiu nesta segunda-feira (9) que pedirá ainda hoje aos deputados federais da bancada amazonense projetos de lei para a liberação mais célere e fácil dos recursos financeiros destinados à ajuda civil ou humanitária nas localidades atingidas pela subida das águas.  Segundo ele, o Estado dará total apoio aos municípios que já declararam estado de emergência por causa do período de cheia.

José Melo fez questão de frisar que a prioridade neste momento é prestar assistência à saúde da população ao mesmo tempo em que as equipes da Defesa Civil já trabalham na retirada de moradores das áreas de risco.

“As equipes da Defesa Civil do Estado estão preparadas para ajudar no trabalho de ajuda e retirada dos moradores das áreas alagadas. O plano de contingência do Estado, portanto,  está pronto e implica, além do repasse conforme o número de pessoas desabrigadas, a aquisição de bens e equipamentos para fazer frente à possibilidade de uma grande enchente”, comentou o governador.

Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Envira e Guajará fazem parte da lista de ajuda emergencial. Já os municípios de Tabatinga, Boca do Acre, Benjamin Constant e Humaitá declararam estado de alerta. Conforme orientação do governador José Melo, será iniciado o envio de cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene a partir das próximas semanas. Além disso, os técnicos da Defesa Civil já estão nos municípios atingidos para averiguar o grau de dificuldade e a necessidade de recursos, cabendo aos prefeitos a homologação do estado de emergência para que o município passe a receber recursos do fundo emergencial.

Roberto Brasil