Governador José Melo propõe realizar Fecani em outubro

By -
Se os gestores não se organizarem bem devem se preparar para realizar seus eventos com recursos próprios, frisou José Melo

Se os gestores não se organizarem bem devem se preparar para realizar seus eventos com recursos próprios, frisou José Melo

Da Redação – Nesta terça-feira (11), na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, Compensa II, zona Oeste, o Governador José Melo explicou que devido a crise as prioridades são para as áreas de saúde, segurança e educação. Anunciou que o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) poderia ser realizado em outubro próximo devido a não contar com os recursos necessários e chamou atenção aos gestores para se organizarem e não ficarem no quadro de inadimplentes.

Governador do Amazonas esclareceu que devido a crise que vive o pais foram priorizados os municípios e os ribeirinhos afetados pelas enchentes, para onde foram destinados 41 milhões de reais e que ainda continua esta ajuda para retomarem suas atividades, bem como também não deixarem de pagar os salários dos servidores públicos.

Explicou ainda que neste cenário foram sacrificados alguns eventos na área da cultura, como por exemplo os festivais internacionais de jazz e cinema, deixando o dinheiro para os projetos da cultura local. O festival de Parintins foi realizado graças ao apoio também da iniciativa privada e que não é mais possível para outros eventos.

fecani-jose-melo-blogdafloresta-2“Contamos com um milhão e meio de reais para o Festival da Ciranda em Manacapuru e apenas 500 mil reais para o Fecani, o qual poderemos realizar em outubro com mais apoio se assim concordarem os organizadores”, salientou José Melo. Ele ofereceu para isto a Agência de Cultura como alternativa ou poderia ser realizada em conjunto com o Governo do Estado do Amazonas. 

Alerta para a aplicação de recursos públicos 

Na oportunidade, Melo explicou que outra dificuldade além da financeira seria a falta de prestação de contas por parte dos gestores, pois tanto Manacapuru quanto o município de Itacoatiara estão no quadro dos inadimplentes ou lista de credores bloqueados e deixou um recado para os administradores. “O país mudou e o Ministério Público está mais alerta para a aplicação dos recursos públicos e se os gestores não se organizarem bem devem se preparar para realizar seus eventos com recursos próprios”, frisou

fecani-jose-melo-blogdafloresta-3“Esta crise se ganha com diálogo e entendendo que é necessário priorizar algumas áreas, mas iremos superar esta dificuldade estando juntos e procurando soluções criativas”, referiu-se Professor José Melo a crise.

O Secretario de Cultura, Robério Braga, explicou que “o interesse das empresas estão centradas no consumo. Elas investem conforme seus projetos de marketing, a maioria com editais excludentes que não contemplam a região norte”. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil