Governador José Melo participa de aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

By -
A Marinha na Amazônia está além das responsabilidades constitucionais, destacou José Melo

A Marinha na Amazônia está além das responsabilidades constitucionais, destacou José Melo

O governador José Melo prestigiou nesta quinta-feira, 11 de junho, a comemoração pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, realizada pela Marinha do Brasil, em Manaus. A cerimônia militar é o principal evento da agenda preparada para celebrar a data magna no Amazonas. Exposições, apresentações musicais, desfiles navais e uma corrida pedestre compõem a programação, que será realizada até o dia 21 de junho.

 

José Melo destacou o trabalho desempenhado pela Marinha no Estado, com ações nas áreas de saúde e outras parcerias feitas com o Governo do Estado para levar serviços ao interior. Uma das ações de colaboração refere-se ao socorro às vítimas da cheia dos rios no interior, com as bases fluviais de atendimento médico.

 

batalha-riachuelo-melo_2“A solenidade se reverte em um papel primordial, que é resgatar o patriotismo. A Marinha na Amazônia está além das responsabilidades constitucionais: ajuda na proteção e vai muito além na medida em que atende nossos ribeirinhos nas necessidades mais intrínsecas como a saúde. Os hospitais fluviais da Marinha estão neste momento ajudando a atender os ribeirinhos que estão sofrendo com a enchente”, ressaltou.

 

Durante a cerimônia, dez militares das três forças armadas que atuam no Amazonas receberam a Comenda da Ordem do Mérito Naval em reconhecimento por ações de destaque. O comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Zamith; o comandante do 7º Comando Aéreo Regional (Comar), brigadeiro do ar Antônio José Lobato; e o general de Divisão do Comando Militar da Amazônia (CMA), Paulo Sérgio, participaram do evento. Além do governador José Melo, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, também prestigiaram a solenidade.

 

batalha-riachuelo-melo_3A cerimônia militar pelos 150 anos da Batalha do Riachuelo foi realizada pelo Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), na sede da entidade, localizada na rua Bernardo Ramos, no centro da capital.

 

Histórico – No dia 11 de junho comemora-se o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana.

 

batalha-riachuelo-melo_4Programação

 

Exposição “150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo”

Data: 12 e 13 de junho de 2015;

Horário: 10 às 22h;

Local: Shopping Ponta Negra – Av. Coronel Teixeira, 5.705, Ponta Negra – Manaus

 

Apresentação da Banda de Música do Com9ºDN
Data: 13 de junho de 2015; 
Horário: 19h; e
Local: Shopping Ponta Negra – Av. Coronel Teixeira, 5.705, Ponta Negra – Manaus

 

Visitação Pública ao Navio-Patrulha Fluvial Amapá
Data: 13 de junho de 2015; 
Horário: 8 às 17h; e
Local: Cais do Rodway. 

 

Desfile Naval
Data: 14 de junho de 2015; 
Horário: 15h; e
Local: Praia de Ponta Negra. 

 

23ª Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo
Data: 21 de junho de 2015; 
Horário: 8h; e
Local: Batalhão de Operações Ribeirinhas – BR 319, Km 4,5, Distrito Industrial – Manaus/AM

Roberto Brasil