Governador José Melo lança “Saber Mais” para Amazonas avançar na educação

By -
A educação é um processo, só se transforma em algo importante quando os atores põem um pouco da sua parte", afirmou José Melo

“A educação é um processo, só se transforma em algo importante quando os atores põem um pouco da sua parte”, afirmou José Melo

Da Redação – Nesta quinta feira (27) na sede do Governo, zona leste de Manaus o Governador do Amazonas, José Melo lançou o programa ‘Saber Mais’ com o objetivo de aprimorar o ensino, o mesmo disponibiliza a estudantes, professores e outros oferta de aplicativo e plataforma educacional e poderá ser acessado gratuitamente em smartphones. O programa também oferece a plataforma ‘Problemoteca’, para auxiliar alunos dos ensinos fundamental e médio na resolução de problemas matemáticos.

Participaram do evento o vice governador, Henrique Oliveira, o secretario da Seduc, Rossieli Soares da Silva, deputados da Aleam, a veradora Terezinha Ruiz, representantes da Seduc e alunos do Colégio Petrônio Portela.

melo-lancamento-saber-mais-09Elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc),  o programa ‘Saber Mais’ otimiza o uso das ferramentas tecnológicas (tablets e notebooks). “Os conteúdos educativos estão disponíveis no www.centrode midias.am.gov.br e serão de relevância para aqueles que estão se preparando para as avaliações de acesso ao ensino superior e Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, provas de vestibulares e outros”, destacou o secretario da Seduc, Rossieli Soares da Silva.

“Aqueles alunos que tiveram oportunidade de assistir uma aula agora terão a oportunidade de acessar a este conhecimento a traves dos aplicativos nos fins de semana ou feriados” disse o Governador, José Melo e explicou que são varias as dificuldades mas com  esforço e criatividade são programas como este que permitem avançar na educação.

melo-lancamento-saber-mais-07Na oportunidade o Professor Melo ministrou uma aula motivando a plateia em primeiro lugar. “A educação é um processo, só se transforma em algo importante quando os atores põem um pouco da sua parte, neste processo a família é fundamental, só através da leitura a pessoa desenvolve o raciocínio”, disse.

Melhores alunos serão selecionados

A exemplo de países como o Paquistão e a Índia aqui no Amazonas foram selecionados 700 melhores alunos no município de Itacoatiara que recebem aula em maior nível, destes 70 irão para um aprendizado maior, explicou o Governador, José Melo e destacou o apoio das empresas para que alunos do interior possam disputar no futuro o mercado de trabalho.

melo-lancamento-saber-mais-06Das 583 escolas estaduais no Amazonas, 449 já contam com laboratórios de informática e 227 com acesso à rede Wi-fi. Com um investimento em serviço móvel de conectividade 3G e disponibilidade de 13.007 unidades de minimodem com chip para professores o Governo do Amazonas avança na educação.

Foram distribuídos 42 mil notebooks e 45 mil tablets a professores e 55 mil tablets aos estudantes do 3º ano do ensino médio. A rede estadual conta com 500 lousas digitais que contêm ferramentas pedagógicas para aulas mais atrativas e a Seduc já adquiriu 518.100 licenas de softwares educacionais. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil