Governador José Melo lança Portal da Mulher e aplicativo ‘Alerta Rosa’

By -
“A violência de hoje atinge a todos", frisou José Melo

“A violência de hoje atinge a todos”, frisou José Melo

Da Redação – Nesta terça feira (29), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, o Governador Jose Melo lançou o Portal da Mulher e o aplicativo ‘Alerta Rosa’ que tem como objetivo atenção imediata em casos de violência contra a mulher. A parceria entre a Secretaria de Estado e Justiça e de Segurança Publica com apoio da Samsung e FabriQ Projetos foi destacada e na oportunidade foi firmado um acordo de cooperação. Participaram deputados, vereadores, secretários, delegados e representantes da Ronda Maria da Penha entre outros.

“Alerta Rosa” para controle do agressor

“Esta ferramenta irá permitir agilizar os processos contra a violência à mulher, pois no meu governo são prioridades os idosos, as crianças e a mulher como núcleo importante da família e a sociedade”, disse José Melo. “A violência de hoje atinge a todos. O guarda chuva de proteção para a mulher agora conta com o aplicativo ‘Alerta Rosa’ para aquelas mulheres cadastradas e em situação de risco possam ativar e acionem à policia para o controle do agressor”.

aplicativo-alerta-rosaNo entendimento do Governador, a violência contra a mulher é um tema do passado e que devia não existir ou ser trocado pelo ato do amor, da compreensão, do respeito a um ser humano tão digno. No entanto, segundo ele, a realidade é outra e a violência esta em todas as partes e afeta a todos os segmentos da sociedade e estamos trabalhando tanto na prevenção quanto no combate a este tipo de violência especificamente.

O trabalho integrado de varias secretarias ira evitar que mulheres morram produto do agressor, uma vez que os dados indicam que 9 mil casos foram registrados no estado do Amazonas no ultimo ano e destes 51 homicídios, disse o Secretario, Sergio Fontes.

portal-da-mulher-amazonense“O serviço será disponibilizado a todas as mulheres em situação emergencial e as denuncias são recebidas também através do 190”, disse a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Graça Prola. O Portal da Mulher Amazonense (portaldamulher.am.gov.br) e por meio do aplicativo disponível no sistema operacional Android as mulheres podem se cadastrar junto à Policia Civil por meio da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher poderão acionar a policia.

Aliados na tecnologia

“A violência contra a mulher é um problema grave que afeta todo o Brasil e requer de politicas públicas eficazes, como as que estão sendo implantadas pelo Governo do Amazonas”, disse a representante da Samsung, Simone Scholze.

alerta-rosa-2Para o gerente de Projeto da FabriQ, Daniel Goettenauer, o ‘Alerta Rosa’ vai agilizar o socorro às mulheres em situação de risco e que estão no programa de proteção às vitimas de violência. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil