Governador José Melo inaugura Ligação Viária Presidente Dutra (LPD) e Parque Linear Cacimbas.

By -

 informa-blogdafloresta2014

Nesta quinta-feira (31), às 19h, o Governador José Melo entrega a população amazonense duas obras em áreas da Bacia do São Raimundo, executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). As obras fazem parte das intervenções da terceira etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III) e correspondem ao primeiro trecho da Ligação Viária Presidente Dutra (LPD) e o Parque Linear Cacimbas, ambas no bairro São Raimundo, zona Centro-Oeste de Manaus.

Com custo de R$ 11.152.591,16, a primeira etapa (frente 1A e 1B) da Ligação Viária Presidente Dutra (LPD), executada entre as ruas Cinco de Setembro e Oswaldo Cruz, contou com serviços de terraplenagem, microdrenagem, iluminação pública, contenção e orla, pavimentação, paisagismo, urbanismo, construção de ciclovia, calçadão, além do sistema viário para a intersecção das duas vias que, no total, tem a extensão de 399,69 metros neste primeiro trecho da obra.

O projeto da primeira etapa da LPD terá continuidade com as obras das frentes 2, 3 e 4, no trecho entre as ruas Oswaldo Cruz até a Avenida Presidente Dutra que, posteriormente, interligará a nova via à avenida Kako Caminha, bairro Presidente Vargas. Com esse projeto o Governo do Estado, além de disponibilizar mais uma alternativa de tráfego de veículos, visa garantir à população daquela área, melhorias na fluidez do trânsito, com mais segurança aos pedestres e acesso mais rápido ao Centro da cidade.

 Parque Linear Cacimbas – O Parque Linear Cacimbas, localizado entre a Avenida Presidente Dutra e a Rua do Rosário, São Raimundo, foi construído num área de 6.966,90 m²  com investimentos no valor de R$ 6.277.854,34. Durante a obra foram executados os serviços de macrodrenagem e microdrenagem, implantação rede de energia e iluminação externa, terraplenagem, paisagismo e urbanismo. O parque é composto por quadra de areia, pergolado de madeira, playground, estacionamento, mesas de jogos, iluminação, área para prática esportiva, pista de caminhada e paisagismo. Além disso, por solicitação do governador José Melo, as fachadas das residências, que ficam em frente ao Parque, receberam uma pintura para compor o aspecto visual do local que será entregue à população amazonense. 

Prosamim – Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Amazonas. O programa atua nas Bacias Hidrográficas do Educandos e São Raimundo e divide-se em Prosamim I, que abrange os igarapés Manaus, Bittencourt e Mestre Chico. O contrato do Prosamim II deu continuidade à contrapartida do Estado para intervenção no Igarapé do 40. O Prosamim III contempla os bairros Centro, Aparecida, Glória, São Raimundo e Presidente Vargas.

Mario Dantas