Governador José Melo empossa Pedro Elias como novo secretário da Susam

By -
O governador José Melo deu posse a Pedro Elias numa cerimônia muito disputada

O governador José Melo deu posse a Pedro Elias numa cerimônia muito disputada

Da Redação – Nesta quarta-feira (1o.), o governador José Melo deu posse ao novo secretário de Estado da Sáude, Doutor Pedro Elias de Souza, que assumiu a pasta no lugar do Doutro Wilson Alecrim. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio do Governo, localizado na avenida Brasil, bairro compensa 2. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, o presidente da Aleam, deputado Josué Neto, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Manaus, Hiram Nicolau, entre outros.

Quero agradecer aos servidores da saúde que trabalharam arduamente para que a saúde do Amazonas, agradceu Wilson Alecrim

Quero agradecer aos servidores da saúde que trabalharam arduamente para que a saúde do Amazonas, agradceu Wilson Alecrim

Durante aproximadamente meia hora, o ex-secretário Wilson Alecrim fez um relato dos seus 10 anos a frente da pasta, tendo passado por três governos consecutivamente, além de lembrar das quatro décadas dedicadas ã medicina. Aproveitou também para agradecer aos servidores da sua secretaria.”Quero agradecer aos servidores da saúde que trabalharam arduamente para que a saúde do Amazonas fosse dessa forma e não fizesse parte do notíciário nacional, o que negativo e pejorativo ao SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou.

O novo secretário da Susam, Pedro Elias, é cirurgião-geral formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tendo ocupado por oito anos o cargo de diretor-presidente da Fundação do Coração Francisca Mendes, que é hoje referência da rede estadual de saúde na área de cardiologia.

Deixamos de dirigir uma unidade de saúde para dirigirmos a saúde do estado como um todo, frisou  Pedro Elias

Deixamos de dirigir uma unidade de saúde para dirigirmos a saúde do estado como um todo, frisou Pedro Elias

Durante coletiva à imprensa, o secretário da ele falou o que muda a partir de agora em sua vida no comando de uma secretaria de Estado. “A mudança vai ser um pouco contundente. Deixamos de dirigir uma unidade de saúde para dirigirmos a saúde do estado como um todo. É claro que o governador, a quem coube essa escolha, imagino que sabe de nossa capacidade. Acredito muito no processo de construção coletiva. Consegui implantar no Francisca Mendes o modelo de gestão participativa. Toda equipe é ouvida. Toda equipe opina. Não vou mudar meu modo de trabalhar”, frisou.

José Melo foi categórico ao afirmar que crise por que passa o país obrigou seu governo a realizar alguns ajustes no setor da saúde, mas que isso de forma alguma irá afetar o nível dos serviços, bem como reduzir a quantidade e a qualidade dos atendimentos. “Vamos reunir com cada cooperativa para fazermos a redução de custos sem que haja prejuízo. Não quero que haja redução nas cirurgias, nos exames, nem em qualquer tipo de serviço. Vamos fazer uma gestão otimizada para ajustarmos as contas sem interromper serviços ou diminuir em qualidade”, destacou o governador.

Na verdade é uma contribuição que será muito importante a luz das dificuldades que vêm por aí via SUS, disse Melo sobre a assessoria de Alecrim

Na verdade é uma contribuição que será muito importante a luz das dificuldades que vêm por aí via SUS, disse Melo sobre a assessoria de Alecrim

Na oportunidade, Professor Melo declarou que, após merecidas férias, irá chamar o Doutor Wilson Alecrim para assessorá-lo na pasta da saúde. “Na verdade é uma contribuição que será muito importante a luz das dificuldades que vêm por aí via SUS. Nós do Amazonas já fizemos isso e digo aqui de novo. Nós defendemos a ideia de um fundo específico para a saúde. Não dá mais para convivermos com a saúde brasileira cambaleando como está”, finalizou. (Roberto Brasil – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil