Governador José Melo diz que Amazonas está preparado para enfrentar a cheia deste ano

By -
Gov. José Melo

Gov. José Melo

O governador do Amazonas, José Melo (PROS), disse que o Estado tem um plano de contingência preparado para enfrentar as cheias que ocorrem nesta época do ano. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (2), em seu gabinete na sede do governo.

Melo deixou claro que, se o ritmo atual de chuvas na cabeceira dos principais rios do Estado se mantiver, a perspectiva se volta para uma grande enchente. O governador assegurou que encomendou pessoalmente ao secretário de Defesa Civil, Roberto Rocha, o plano emergencial onde se contemplam ações de retirada, alojamento e distribuição de comida e água potável aos desabrigados, conforme a necessidade, em todos os municípios onde a enchente causar estragos.

“Esse plano de contingência está pronto e implica em adquirir alguns bens que serão necessários por ocasião dessa grande enchente realmente acontecer. Também já separei recursos para fazer frente a essas despesas junto aos municípios. Podemos afirmar que as equipes da Defesa Civil do nosso Estado estão se preparando para o enfrentamento das enchentes, mais até que muitos Estados do país. Isso dá tranquilidade, pois percebemos que a equipe está unida e qualificada e mostra que o planejamento está dando certo”, acrescentou José Melo.

O Plano de Contingência de Enfrentamento dos Desastres de 2015 e a situação atual de como está o cenário das cheias no Estado deverá ser apresentado em breve pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas. O plano será encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a fim de que os recursos necessários sejam repassados pela União ao Estado ou diretamente para os municípios atingidos, através do cartão de pagamento, disponibilizado aos prefeitos das cidades que decretarem situação de emergência.

Roberto Brasil