Governador José Melo destaca importância da união do Governo e instituições religiosas para ampliar ações sociais

By -
José Melo frisou que através da união entre Governo, igrejas e população será possível enfrentar os desafios da sociedade

José Melo frisou que através da união entre Governo, igrejas e população será possível enfrentar os desafios da sociedade

O governador do Amazonas, José Melo, destacou que a Campanha da Fraternidade 2015 da Igreja Católica, com o tema “Igreja e Sociedade – Eu Vim para Servir”, é uma oportunidade para a conjugação de esforços no sentido de ampliar as ações sociais do Governo do Amazonas. Ele participou do lançamento da campanha, nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A cerimônia, que marca o início da Quaresma para os cristãos, foi comandada pelo arcebispo Dom Sérgio Castriani e contou com representantes de diversos setores da sociedade civil e de outras instituições religiosas.

José Melo, que também participou do rito do lava-pés na Matriz, disse que o tema da Campanha da Fraternidade desse ano vai ao encontro da forma como o Governo do Estado pretende trabalhar a prestação de serviços públicos à população. Segundo o governador, a participação da sociedade, assim como de instituições religiosas, é fundamental para que bons objetivos sejam alcançados. “Com a união entre Governo, igrejas e população, acredito que nós vamos conseguir vencer os desafios existentes em nossa sociedade”, frisou.

campanha-fraternidade-jose-melo-02O governador deu como exemplo de trabalho integrado o Programa Todos Pela Vida, que será implantado pelo Governo do Amazonas nos próximos meses nos Centros de Educação de Tempo Integral de Manaus, através de ações conjuntas das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Educação, Assistência Social e com a participação da comunidade. O programa vai oferecer uma série de atividades para crianças e jovens de todas as zonas da capital, principalmente nas áreas onde há maior vulnerabilidade à criminalidade.

O Governo do Estado, segundo José Melo, também vai oferecer apoio à Igreja Católica, por meio dos programas sociais existentes, para todas as ações da Campanha da Fraternidade durante a sua realização.

campanha-fraternidade-jose-melo-03Durante a cerimônia na Igreja da Matriz, organizações não governamentais recolheram assinaturas para um abaixo assinado, que será enviado ao Congresso Nacional, pedindo a realização de uma reforma política no Brasil. O governador assinou o pedido de reforma e falou sobre a necessidade de mudanças no sistema político brasileiro. “A reforma política é imperiosa, porque no formato que temos hoje se permite que sejam cometidos deslizes que não são sadios para a sociedade. Por isso eu sou totalmente favorável que aconteça a reforma, porque, só dessa forma, nós vamos conseguir construir um país melhor para as próximas gerações”, disse.

Durante a celebração, Dom Sérgio Castriani falou sobre a importância do início da Quaresma para os cristãos e ressaltou que o período deve servir como um momento de reflexão e melhoramento pessoal. “O serviço é o critério de convivência entre cristãos”, destacou o arcebispo.

Roberto Brasil