Governador José Melo destaca a expansão do programa estadual de transplantes durante lançamento do ‘Setembro Verde’

By -
"campanhas como essa são de extrema importância para que mais vidas sejam salvas", destacou o governador José Melo

“Campanhas como essa são de extrema importância para que mais vidas sejam salvas”, destacou o governador José Melo

O governador do Amazonas, José Melo, participou na noite desta quarta-feira, 2 de setembro, da abertura do “Setembro Verde”, campanha que pretende chamar a atenção da população para a importância das doações de órgãos e tecidos. O governador destacou a importância do ato de doar órgãos e lembrou que o Governo do Estado tem trabalhado na expansão do programa estadual de Transplantes.

“O Amazonas realiza hoje cirurgias transplantadoras de córnea, rins e, desde o ano passado, já são feitos transplantes de fígado e o processo para oferecer cirurgias de transplante de coração já está no final. Isso é resultado da evolução dos investimentos que temos feito em saúde pública. Então, campanhas como essa são de extrema importância para que mais vidas sejam salvas”, destacou o governador.  
Desde que começaram a ser ofertados, em 2003, até este ano, os transplantes de córnea já somam 1.383 procedimentos. Já os transplantes de rins a partir de doador vivo, que teve início em 2002, somam 246 procedimentos. Esse tipo de cirurgia, a partir de doador falecido, que começou a ser feita no estado em 2011, chega a 116 procedimentos. Sete transplantes de fígado do tipo já foram realizados no Estado.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado de saúde, Pedro Elias, a diretora da Central de Transplante do Estado, Leny Passos e o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. 
O governador fez questão de lembrar ainda a necessidade de o Governo Federal começar a pensar em uma forma diferenciada para financiar a saúde pública do país. “Eu estou disposto a sacrificar alguns investimentos no meu governo, agora o Governo Federal precisa rapidamente criar um mecanismo para arrecadar recursos, porque com um corte de 20% feito no orçamento da saúde, a situação vai ficar complicada”.
jose-melo-setembro-verde-02O Teatro Amazonas, principal monumento arquitetônico do Estado, foi iluminado com a cor da campanha e uma programação cultural no Largo foi realizada. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.
Ciclo de palestras – Durante o “Setembro Verde”, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Central de Transplantes, vai realizar uma programação que inclui palestras em escolas e outras instituições e, também, atividades de educação continuada em serviço, nas unidades hospitalares da rede estadual, abordando vários aspectos que envolvem o processo de doação de órgãos e tecidos e a realização de transplantes.
A campanha, que a partir deste ano passa a fazer parte do calendário oficial do Governo do Estado, tem a finalidade de levar informações que possam contribuir para a sensibilização da sociedade. 
 
PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO VERDE
09/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos.
LOCAL: Faculdade Maurício de Nassau, 19h.
16/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos.
LOCAL: Comando Geral do Exército, 9h.
21/09 – Abertura da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.
LOCAL: Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, 15h.
22/09 – Atividade de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos.
LOCAL: Escola Estadual Padre Luiz Ruas, 15h.
23/09 – Atividades da Educação Continuada em Doação de Órgãos e Tecidos nas Unidades Hospitalares da Rede Pública.
LOCAIS: Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo e Hospital Universitário Francisca Mendes, das 9h às 17h.
25/09 – Celebração Ecumênica e Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos.
LOCAL: Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, 19h.

Roberto Brasil