Governador em exercício, José Melo, recebe visita do embaixador da Alemanha

By -

O embaixador extraordinário da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, se encontrou na tarde desta terça-feira, 28 de maio, com o governador em exercício, José Melo. A visita faz parte da abertura da temporada da Alemanha no Brasil, que teve início com um concerto da orquestra Young Euro Classic, na segunda-feira, 27, em Brasília (DF).  A orquestra se apresenta na noite desta terça-feira, 28, no Teatro Amazonas.

No encontro, o embaixador mostrou interesse em estreitar ainda mais as relações culturais e comerciais da Alemanha e Brasil. “Queremos estreitar nossos relacionamentos culturais, econômicos, esportivos. A minha vinda até aqui hoje é para que tenhamos, também, futuramente, atividades econômicas fora do eixo Rio de Janeiro São Paulo”, disse Wilfried Grolig.

Entre as possibilidades de parceria apresentadas pelo governador em exercício, José Melo, está a implantação do Polo Naval no Amazonas. A Alemanha é potencial compradora da produção desse novo polo, uma vez que o país é o maior consumidor desse tipo de produto no mundo.

José Melo também falou sobre o desejo de realizar intercâmbio entre alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e instituições alemãs. “Hoje nós já temos a maior universidade multicampi do Brasil e seria importante para nós realizarmos esse intercâmbio dos nossos alunos com a Alemanha, que é o berço da ciência e da tecnologia”, pontuou.

O embaixador afirmou que vai solicitar ao representante do Centro de Intercâmbio Alemão que venha ao Estado para trata do assunto e levou, de presente, um livro que conta toda a história, desde a criação até as últimas modernizações, da UEA. Ele também foi presenteado pelo governador em exercício com um livro sobre os 15 anos do Festival Amazonas de Ópera, além de uma caixa de chocolates com sabores regionais.

A questão da Zona Franca de Manaus e a sua importância para a preservação da floresta amazônica, também foi discutida pelo governador e o embaixador, que se mostrou um defensor do modelo econômico, principalmente como meio de preservação da cobertura florestal da Amazônia. José Melo destacou o conhecimento de Grolig sobre o assunto.

“O embaixador é um grande conhecedor da Amazônia, que tem um conhecimento muito forte sobre a questão ambiental, defende a questão do desenvolvimento sustentável, um tratamento diferenciado para essa região. Portanto ele é uma voz que ecoa lá fora muito importante para as nossas coisas aqui do Amazonas”.

Wilfried Grolig viaja no início da manhã de quarta-feira para o Estado do Para, mas retorna ao Amazonas no final do mês de junho para assistir o Festival Folclórico de Parintins.

Redação