Gianni Infantino é eleito o novo presidente da Fifa

By -
Infantino foi eleito em segundo turno

Gianni Infantino foi eleito em segundo turno

Aos 45 anos, o suíço Gianni Infantino é o novo presidente da Fifa. O ex-secretário-geral da Uefa foi eleito nesta sexta-feira, durante o pleito realizado na sede da entidade em Zurique, na Suíça. O novo mandatário conseguiu 115 votos no segundo turno da eleição, seguido do Xeque Salman Khalifa, candidato mais próximo da situação (Joseph Blatter), com 88 votos.

No seu primeiro discurso como presidente, Infantino afirmou que deseja mudar a imagem ruim que ainda permanece em relação à Fifa.

– Aceito as eleições. Vamos restaurar a imagem da Fifa, vamos reconquistar a imagem da Fifa. Eu quero ser o presidente de todas as 209 associações nacionais. Eu percorri o planeta e vou continuar a fazê-lo. Estou demasiadamente emocionado, agradeço a todos mais uma vez e vamos trabalhar conjuntamente – disse o novo presidente.

A eleição contou com quatro candidatos, já que o sul-africano Tokyo Sexwale retirou sua candidatura horas antes do pleito. No primeiro turno, Infantino terminou na frente, com 88 votos, seguido do Xeque Salman Khalifa, com 85 votos. O príncipe Ali confirmou ter algum apoio com os membros do Oeste da Ásia e obteve 27. Jérôme Champagne fechou com sete votos.

Fonte: O Globo

Roberto Brasil