Garis da Alegria levam mensagens de conscientização e cuidados com o lixo no Centro

By -

FOTO - DCASTRO

O grupo ‘Garis da Alegria’ iniciou os trabalhos deste ano nesta quarta-feira, 06, com apresentação no centro de Manaus, na região da Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, percorrendo as ruas comerciais cantando e ensinando sobre cuidados com o lixo gerado pelas casas e lojas.

As atividades são coordenadas pela Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e serão intensificadas nos próximos dias.

Apoiados por equipes das empresas concessionárias da coleta de lixo domiciliar, Tumpex e Marquise, os Garis da Alegria percorrem diversas áreas de Manaus ensinando a população a não jogar lixo em locais impróprios e a dispor os resíduos da melhor forma, para que eles não cheguem aos igarapés. A ação conta com informações dos agentes de educação ambiental, pesquisa junto aos cidadãos e apresentação musical e teatral.

“Ensinamos as pessoas que pequenas ações do cidadão, como colocar o lixo em local apropriado e em um horário próximo à passagem do carro coletor, já evita com que mais lixo vá parar nos igarapés da cidade. Falamos da importância de termos mais cuidado com o lixo que produzimos. Mas, tudo isso, fazemos de forma alegre, com música e números teatrais e circenses”, explicou Allan Nascimento, conhecido como ‘Gari Cantor’, que integra o grupo.

“Orientar a população sobre os cuidados com o lixo é muito importante. Buscamos uma nova atitude para que não se jogue mais lixo nas ruas e se trabalhe para aumentar a reciclagem e reutilização dos resíduos”, destacou o secretário de limpeza pública, Paulo Farias.

Os cinco Garis da Alegria vão cumprir uma extensa programação nas próximas semanas, que envolve participação em órgãos públicos, escolas, empresas, feiras e mercados.

“Nosso trabalho pode ir a qualquer lugar. Atendemos a todas as solicitações. Basta que os interessados nos procure”, disse Laurimar Costa, presidente da Cedolp.

Nesta quinta-feira, 07, o grupo estará na Feira da Panair na Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, em apresentação de conscientização junto aos permissionários e frequentadores do local. Já nos próximos dias, a agenda inclui a Manaus Moderna na zona Sul, Parque Nascentes do Mindu, no Parque 10, zona Centro-Sul, Avenida Brasil em frente à prefeitura de Manaus e Feira do Santo Antônio, na zona Oeste.

Mario Dantas