Garantido realiza ensaio técnico para o Festival de Parintins

By -

ensaio-garantido-parintins-2016-01Da Redação – O município de Parintins já se encontra em festa, com ruas enfeitadas, barcos chegando toda hora e muita hospitalidade para os turistas. Nesta terça-feira (21), os bois bumbás Garantido e Caprichoso realizaram o ensaio técnico para a grande noite do Festival Folclórico que acontece nos dias 24, 25 e 26. A festa dos visitantes se realiza amanhã, quinta-feira (23), em ambos os currais.

ensaio-garantido-parintins-2016-06O ensaio técnico do Boi-Bumbá Garantido exaltou a Tradição e a Fé e três momentos tiveram destaques. O Auto do Boi, Macacos Vermelhos e a Galera.  A apresentação teve a Pai Francisco (João Paulo Faria) quando tira a língua do boi para satisfazer desejo de Catirina. Tony Medeiros incorporou o Amo do Boi e interpretou com Sebastião Junior (levantador de toadas) contaram a história de criação do Garantido.

ensaio-garantido-parintins-2016-03O destaque da noite foi a lenda amazônica Macacos Vermelhos com a coreografia de Rondinele Batista, a falta de energia não foi dificuldade e sim mais uma oportunidade de mostrar a raça da galera vermelha e branca que estava acompanhada da batucada e os gritos dos brincantes.

ensaio-garantido-parintins-2016-07Celebrar a  Vida – Segundo o levantador de toadas Tony Medeiros “o tema Celebração, tem o significado de celebrar a vida, a família, a fé, a nossa cultura, o amor, celebrar as vitorias. As dificuldades são muitas, mas o boi bumba vem da cultura popular de resistência, formação ética do povo brasileiro, do branco, do negro e do índio, estou muito feliz pelo bom trabalho no Garantido para ser campeão 2016”.

ensaio-garantido-parintins-2016-02Um dos diretores e representante da Comissão de Arte do Garantido, Freddy Góes disse “O corte de dinheiro para a realização do Festival Folclórico de Parintins este ano foi uma surpresa, foi no final, em cima da hora, o boi já estava endividado e o Estado era um dos patrocinadores principais, foi um sufoco mas tivemos que continuar. Tínhamos um avanço de 85% do trabalho, diminuímos algumas coisas e felizmente tivemos apoio a nível federal e outros. A burocracia foi uma dificuldade para captar outros recursos, agora contamos com Bradesco, Brahma, Petrobras, Eletrobras, Correios como parceiros e estamos prontos para nossa apresentação”.

ensaio-garantido-parintins-2016-08“Eu represento a galera, o corte da verba para este ano afetou, mais não afetou nossa alegria, nossa motivação, algumas coisas que foram planejadas infelizmente não se deram, mas a galera têm vontade e mais um motivo para celebrar uma vitória, a galera é invita e temos sido vitoriosos 18 vezes mostrando a raça dos brincantes”, salientou o diretor da Galera do Garantido, Mauricio Porto.  [MG/Fotos: MG-PS]

Roberto Brasil