Garantido apresenta o tema ‘Celebração’ e evoca ancestralidade espiritual

By -

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 01Da Redação – O Boi-Bumbá Garantido apresentou no Auditório da UEA, em Parintins, o tema ‘Celebração’ no 51º Festival Folclórico com o presidente Adilson Albuquerque, o vice presidente Fabio Cardoso, o diretor de Artes Edivan Oliveira e o Diretor Fredy Góes.  O projeto exibirá a miscigenação cultural evocando a ancestralidade espiritual dos povos da floresta, apresentando Mitos e lendas indígenas, Tradição e fé e folclore amazônico.

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 06Segundo o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, inicialmente o Boi estava orçado em R$ 7 milhões, porém tiveram que se fazer alguns cortes devido à perda de patrocinadores, em especial o Governo do Estado.

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 03“Este ano é um Festival atípico porque a festa volta para o povo. Vai ser o melhor dos festivais. Vamos mostrar ao mundo a nossa cultura, é momento de celebrar. Fazer o festival para nós é externar o nosso amor a Parintins e construímos um Garantido para ganhar mais uma vez”, disse o diretor Edivan Oliveira, destacou o trabalho dos artistas que sentiram os cortes financeiros, mas não desistiram. “Nós vamos de peito aberto, sem mágoas nem rancor, vai servir de exemplo para aqueles que duvidaram, nunca iremos estar cansados desta festa porque é nossa alma”, salientou.

Celebrar os nossos ancestrais

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 07O representante da Comissão de Arte, Freddy Góes, explicou o tema deste ano. “Partimos da composição da trilha. A partir das toadas trabalhamos com a nossa fonte de cultura que é o nosso povo. Não existe na arte dono de alguma coisa. A arte aponta para elevar a autoestima do ser humano. O Festival de Parintins é respeitado no mundo todo e podemos continuar crescendo juntos, não separados”, disse.

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 02“Na primeira noite vamos celebrar a ancestralidade humana. Vamos apresentar na sequencia Mitos e Lendas indígenas, batuqueiros indígenas, potencias espirituais que acompanham certas pessoas para curar outras, na segunda noite o boi exalta a Tradição e Fé em homenagem ao povo da baixa de São José porque a cultura de Parintins está ligada a fé mas sempre focados na força do folclore com destaque para os Macacos Vermelhos e a Galera Vermelho e Branco, e na terceira noite finaliza suas apresentações com “Folclore Amazônico” numa homenagem ao povo, a floresta e a cultura parintinense”, salientou Fredy Góes.

GARANTIDO-ANCESTRALIDADE 05A Festa dos Visitantes no curral do Boi Bumba Garantido na noite de quinta feira (23) teve como atrações  Canto Tribal, Gilson Matos, Miscigenação, Toada de Roda entre outros. [MG – Fotos: MG/PS]

Roberto Brasil