GAMMA fecha programação para o Outubro Verde e Rosa

By -

GAMMAOutubro é conhecido mundialmente como o mês de combate ao Câncer de Mama. O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza a iniciativa e estimula a participação não só da população, mas também do governo, de empresas e entidades. 

Em Manaus, parte das comemorações do mês de outubro será realizada pelo GAMMA – Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia. O grupo, fundado em julho de 2009, ainda pode ser considerado um iniciante, mas já tem alcançado grande destaque na luta contra o câncer no Estado, com diversos eventos e atividades bastante conhecidas, como a Corrida Internacional de Mulheres Contra o Câncer e o Momento de Beleza, o  Acolhimento Humanizado,  realizado  com pacientes da Fundação Cecon.

“O mês de outubro é mais uma oportunidade de levar informação à população em geral. Muitas pessoas não têm nenhuma noção do que é o câncer e como se prevenir dele”, afirma Oriona Ohse, presidente e fundadora do GAMMA. Para ela, a ideia de um mês especial para a luta é extremamente importante: “O mês de outubro vai chegando e cada vez mais e mais pessoas começam a tomar conhecimento e isso é muito importante porque uma das melhores formas de prevenção é a informação”.

O GAMMA, por ser um grupo voltado para as mulheres da Região Amazônica, buscou dar um diferencial ao símbolo maior do mês, por isso o laço do grupo traz duas cores, o rosa, cor “oficial” da campanha, e o verde: “O verde é a nossa Amazônia, o lugar onde moramos, além de ser uma cor que também representa a esperança da vida na cura da doença”, diz a presidente do grupo.

Programação – As atividades serão iniciadas no primeiro dia do mês, na programação inclui momento de oração  e distribuição de material informativo, e flor de luz, soltarão balão para chamar atenção para a prevenção estarão colocando  em local com grande circulação de veículos e pessoas camisetas gigantes para chamar atenção na Prevenção do Câncer. Acontecerá também o Bazar Solidário, juntamente com momento de beleza para funcionários.

No dia 10 de Outubro o ambulatório  da FCECON transformarão em um circo para comemorar o dia das crianças. No dia, 12 de Outubro o Gamma leva informação Preventiva na Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro  beleza a acompanhantes e pacientes da Fcecon. Este é o momento já esperando por todos. Haverá também  no mês de  Outubro  uma Pedalada da Esperança pela Vida a ser definida o dia a hora e o lugar  em  seguir o grupo comandará um Autoexame Coletivo Simbólico, para lembrar que, como o câncer de mama não é uma doença evitável, o diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de superá-la.

No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Gamma  fará uma panfletagem de sensibilização.

O  Gamma, a convite da coordenadora da Universidade, levará Prevenção para o município de Itacoatiara.

A presidente do GAMMA lembra que o evento não é só para as mulheres: “Não é preciso ser mulher, não é preciso ser paciente, afinal o câncer não afeta apenas o paciente, mas também a todas as pessoas próximas, e é importante que todos estejam presentes para abraçar essa causa e dizer um grande ‘não’ ao câncer”, destaca Oriona Ohse.

Roberto Brasil