Futevôlei resgata jovens carentes da ociosidade na Zona Norte

By -
O projeto foi idealizado na década de 90 e desde lá só tem ganho adeptos

O projeto foi idealizado na década de 90 e desde lá só tem ganho adeptos

Da Redação – O funcionário da Justiça do Trabalho, Osvaldo Henrique Rodrigues da Silva, começou um trabalho voluntário a alguns anos no Nova Cidade zona norte de Manaus, difundido o futevôlei, uma moralidade esportiva genuinamente brasileira. Como pioneiro na prática esportiva, que teve início ainda na década de 90 em um terreno baldio no bairro da Cachoeirinha, o esporte cresceu e ganhou adeptos em todas as classes sociais e se espalhou por toda capital amazonense e no interior do estado.

futevolei-zona-norte-02Muito praticado em cidades litorâneas, a modalidade esportiva é excelente exercício físico, pois exige um esforço físico considerável de quem o pratica. Ao sentir a necessidade e presenciar todos os dias dezenas de jovens desperdiçando a juventude na ociosidade, Osvaldo Rodrigues resolveu arregaçar as calças e foi a luta. Criou no Nova Cidade um núcleo experimental do que foi o projeto-piloto, onde efetivamente teve início o projeto “Da Rua Para Rede” que se consiste basicamente em difundir o Futevôlei junto a comunidade carente.

futevolei-zona-norte-03Com muito êxito, o “Da Rua Para Rede” cresceu e ganhou inúmeros adeptos, retirando da rua jovens e crianças que encontraram neste esporte motivação para dar continuidade às atividades esportivas. Um dos objetivos foi alcançado. Com um sorriso fácil no rosto, Osvaldo se mostra satisfeito com os resultados obtidos até o momento. “O que é mais gratificante é ver um sorriso de uma criança. Saber que de alguma forma você levou alegria para um grupo de pessoas e eu vejo aqui garotos e garotas com potencial para disputar torneios nacionais”, frisou o mestre.

Atualmente Osvaldo Henrique conta com o apoio da Eucatur, que acredita no potencial social do projeto. Hoje, ele difundiu e expandiu o projeto para as comunidades do Francisca Mendes e Cidadão Um. Dessa forma parte significativa da zona Norte recebe os benefícios de um programa sério, que esta salvando vidas na cidade de Manaus. (Texto e Fotos: Kennedy Lyra)

Roberto Brasil