Furacão Irma atinge ilhas no sul da Flórida com ventos de 215 km/h

By -

Praia de Santa Lucia, em Camaguey, Cuba, atingida pelo furacão

O furacão Irma atingiu as ilhas Keys, ao sul da Flórida, por volta das 7h10 da manhã no horário local (8h10 em Brasília), com ventos de até 215 km/h. O fenômeno está classificado atualmente como categoria 4, numa escala que vai até 5.

Irma deve atingir a costa da Flórida nas próximas horas. Até sábado, a expectativa era de que o olho do furacão passasse pela costa leste do Estado, onde fica Miami. No entanto, houve uma mudança de rota e o furacão deve entrar pela costa oeste, onde fica a cidade de Tampa.

Ao menos 6,3 milhões de moradores no Estado receberam ordem para deixar suas casas. As autoridades alertam para fortes ventos e ondas que podem superar 4,5 metros.

Pelo menos 430 mil pessoas estão sem energia na Flórida devido à chuva e fortes ventos causados pela aproximação do furacão, segundo o governador do Estado, Rick Scott.

O furacão se move a cerca de 13 km/h, de acordo com o NHC (Centro Nacional de Furacões dos EUA). Com isso, a expectativa é que ele atravesse a Flórida ao longo deste domingo e de segunda. Em seguida, o fenômeno deve seguir para o estado da Georgia.

No sábado, Irma passou pela costa norte de Cuba e gerou inundações. Antes, gerou destruição em outras ilhas do Caribe e gerou ao menos 25 mortes.

Por AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Roberto Brasil