Fundação Paulo Feitoza aprova Case de Sucesso para a Conferência ANPEI 2013

By -

 A FPF Tech participará da 13ª Edição da Conferência ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras, que foi criada para estimular a inovação tecnológica nas empresas. A conferência acontecerá no período entre 3 e 5 de junho, em Vitória, no Espírito Santo e estima reunir por volta de 2 mil pessoas. Pelo 2º ano consecutivo a FPF Tech foi aprovada para apresentar um de seus cases de sucesso durante o evento. O “ActiveIris: Uma visão do futuro” é uma Tecnologia Assistiva totalmente desenvolvida pela FPF Tech, com incentivo da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
      No processo de aprovação de cases para a ANPEI 2013, foram avaliados 82 projetos de diversas empresas de todo o país. O ActiveIris se destaca pois é uma solução que possibilita com que as pessoas com deficiência (PCD) utilizem o computador apenas com movimento dos olhos, sem a necessidade de equipamentos ligados pelo corpo. A webcam captura a movimentação ocular e realiza os movimentos na tela do computador, permitindo que o usuário tenha o controle sobre equipamentos que o cercam, como ventilador, ar condicionado, televisão, lâmpadas e acesso pleno ao computador, incluindo as mídias sociais que o conectam a pessoas do mundo inteiro.
Essa inovação proporciona as PCD, mais especificamente deficiência motora nos membros superiores, a possibilidade de usufruir dos benefícios de usar o computador. Além disto, o ActiveIris proporciona ferramentas que permitem a extensão das funcionalidades do computador, compensando algumas das necessidades específicas de uma PCD motora e deste modo, ampliando a sua autonomia no dia a dia.
     No desenvolvimento do ActiveIris foram utilizados os recursos tecnológicos existentes e disponíveis para quem possui limitações. Algumas PCD não conseguem utilizar dispositivos de interação com o computador, como mouse, teclado e microfone, se estes não forem de alguma forma, modificados ou adaptados. Dar um clique no botão esquerdo do mouse, por exemplo, pode ser uma tarefa muito difícil ou mesmo impossível para alguns, em função das suas dificuldades de coordenação motora fina, ou por causa de alterações anatômicas ou paralisias em seus membros superiores que impedem a execução dessa tarefa.
A FPF Tech se preocupa em gerar diferentes possibilidades de inclusão tecnológica. Com vasta experiência de 15 anos no mercado, desenvolvendo projetos que contribuam para proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Toda essa experiência vem sendo adquirida por meio de pesquisas e interação constante com os principais interessados nos resultados desses produtos. alterações anatômicas ou paralisias em seus membros superiores que impedem a execução dessa tarefa.
A FPF Tech se preocupa em gerar diferentes possibilidades de inclusão tecnológica. Com vasta experiência de 15 anos no mercado, desenvolvendo projetos que contribuam para proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Toda essa experiência vem sendo adquirida por meio de pesquisas e interação constante com os principais interessados nos resultados desses produtos.

Redação