Fundação Hemoam convoca doadores para manter estoques regulares

By -
Qualquer pessoa com boa saúde pode ser doadora

Qualquer pessoa com boa saúde pode ser doadora

Nesta Quarta-feira de Cinzas (18), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) retomou o atendimento para coleta de sangue a partir das 12h na sede do Hemoam, que fica na avenida Constantino Nery, Chapada, próximo à Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
Durante esse período de Carnaval, a FHemoam esteve realizando coletas externas utilizando a sua unidade móvel, o “Vampirão”. Além dessas coletas externas, o órgão está realizando a convocação dos doadores cadastrados no sistema e a chamada para novos doadores através de campanhas.

Perfil do doador – Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos, pode doar sangue. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade; que tenham comportamento sexual de risco; que sejam usuário de drogas; que tenham tido malária, que tenham recebido transfusão sanguínea ou que tenham tido doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. Pessoas que apresentaram febre nos últimos 30 dias também não podem doar sangue.

Roberto Brasil