Fundação Estadual do Índio incentiva produção e venda de artesanato indígena

By -

artesanato-indigena-fei 1Em Manaus, uma nova geração de Kokamas, Kambebas, Ticunas, Saterês e Apurinãs desperta para o mundo do empreendedorismo graças ao incentivo à produção e venda de artesanato indígena dado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI).

artesanato-indigena-fei 2Criada em janeiro deste ano, a Fundação tem articulado com uma série de dispositivos públicos do Estado e do Município, maneiras de facilitar e otimizar a produção e venda de peças artesanais confeccionadas pela população das mais de 30 comunidades indígenas da capital amazonense.

“Nós queremos aumentar a produtividade e principalmente as vendas. Conseguir lugar para que estas comunidades consigam expor seus produtos e aumentar seus lucros é essencial para que o empreendedorismo seja desenvolvido com os indígenas”, explicou o diretor-presidente da FEI, Raimundo Atroari.

artesanato-indigena-fei 3Ainda de acordo com o Raimundo, a capacitação dos artesãos também será essencial para esse processo econômico. “Entre outras coisas, estamos negociando com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) para a realização de cursos para as pessoas que já trabalham com o artesanato e as que querem se inserir nesse mercado”, completou.

Roberto Brasil