Frota de ônibus é definida conforme a demanda diária

By -

coletivos-manaus-1A Prefeitura de Manaus esclarece que a frota operante do transporte coletivo desta segunda-feira, 07, é a mesma que circula em dias de sábado, em virtude do ponto facultativo, quando normalmente ocorre a diminuição da quantidade de passageiros e consequentemente reduz-se em 30% o número de ônibus.

No planejamento operacional diário das linhas, a quantidade de ônibus é dimensionada de acordo com o número de passageiros. Dessa forma, existem frotas definidas para os dias úteis, sábados e domingos. Em pontos facultativos, circulam em Manaus a mesma quantidade de veículos definida para os sábados, enquanto que nos feriados, a frota em operação é a igual a de domingos.

Em relação ao cumprimento da Lei nº 1.890/2014, alterada pela Lei nº 1.973/2015, que dispõe sobre a concessão de subsídio para custeio do sistema de transporte público coletivo, a Prefeitura de Manaus informa que o último repasse, referente ao mês de outubro, foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) no dia 11 de novembro.

A secretaria informa ainda que, no próximo dia 10, estão previstos os repasses referentes aos meses de novembro e dezembro, no valor de R$ 1,296 milhão cada.

Roberto Brasil