Francisco Souza discute a questão do turismo com secretários de Manicoré e Humaitá

By -

“Estou provocando essa interação entre as secretarias municipais e o poder estadual”, frisou Souza

O deputado estadual Francisco Souza (PTN), foi a sede da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), na terça-feira (04), acompanhado do Secretário de Cultura e Turismo de Humaitá, Ronald Nogueira e da Secretária de Cultura e Turismo de Manicoré, Madalena Nascimento, a fim de discutir soluções para turismo nestes municípios. O debate contou com a presença da gerente de fiscalização de serviços turísticos da Amazonastur, Luciana Vieira, da gerente de pesquisas e projetos da Amzonastur, Elisa Vasconcelos e do gerente de marketing da Amazonastur, Nicolas Cabral. 

A reunião foi requerida pelo parlamentar, que sentiu a necessidade de aproximar os municípios de Manicoré e Humaitá, com a Amazonastur. “Como órgão estadual de turismo, hoje a Amazonastur tem um papel importante neste cenário, por isso, estou provocando essa interação entre as secretarias municipais, e o poder estadual. Para dessa forma, buscar parcerias que fortaleçam o turismo nessas localidades”, disse o deputado que também é presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa (Ctur). 

Segundo a secretária de cultura e turismo de Manicoré, Madalena Nascimento, hoje o município está precisando de um ordenamento na parte estrutural e profissional. “Nossa cidade tem grandes potenciais turísticos, como o da pesca esportiva, pouco conhecido entre os praticantes da modalidade no Estado e no Brasil. Por isso, viemos reivindicar ajuda nessa área para que o turismo se desenvolva por completo na nossa região”, comentou a Madalena. 

Já o secretário de cultura e turismo de Humaitá, Ronald Nogueira, disse que a cidade centenária, já faz parte do turismo de passeio dos que viajam pela BR-319, mas precisam de apoio técnico no setor turístico. ”Precisamos organizar o setor hoteleiro em nosso município, pois já recebemos muitos visitantes. Também necessitamos de ajuda na restauração do nosso centro histórico que está deteriorado, sinalização turística e paisagismo. Agradecemos aodeputado Francisco Souza pela ajuda e temos certeza que o Governo do Estado vai nos atender”, relatou o secretário.

Ao final do encontro, ficou decido que a Amazonastur vai oferecer oficinas de capacitação e treinamento para os profissionais que atuam no seguimento turístico e o deputado Francisco Souza, como presidente da Ctur, vai requerer uma Audiência Publica para discutir a questão do turismo nos municípios de Humaitá e Manicoré.

Roberto Brasil