Francisco Souza consegue vitória no TSE e assegura mandato

By -
Dep. Francisco Souza

Dep. Francisco Souza

O deputado estadual Francisco Souza estava “rindo para as paredes” hoje de manhã. É que ele recebeu a notícia que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pela vereadora Therezinha Ruiz, que desejava ocupar a vaga de Souza na Aleam.

Therezinha já havia tentado, três vezes, tirar o mandado de Souza, mas teve os recursos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A quarta derrota aconteceu terça-feira, no TSE.

Therezinha queria que o TSE regularizasse a candidatura de Carlos Jorge Ataíde, que concorreu a uma vaga de deputado estadual na eleição do ano passado. O problema é que Ataíde teve o registro de candidatura negado pelo TRE-AM porque não apresentou certidões negativas da justiça.

Se Carlos Ataíde tivesse o registro de candidatura aceito, os votos obtidos na eleição do ano passado seriam computados à coligação à qual Therezinha fez parte. Dessa forma, ela ocuparia da vaga que hoje é do deputado Francisco Souza.

Em agosto, a relatora do caso, ministra Luciana Lóstra, já havia se manifestado contra a regularização do registro de candidatura de Ataíde porque o pedido do recurso não foi feito por ele, que desistiu do processo.

Segundo foi apurado pela nossa reportagem, o pedido para validação dos votos foi feito pela vereadora Therezinha Ruiz, que é a primeira suplente de Francisco Souza.

A desistência de Ataíde em levar o processo adiante foi um dos motivos que levou a magistrada do TSE a rejeitar o recurso apresentado por Therezinha Ruiz.

Roberto Brasil