Francisco Souza comemora inauguração do primeiro trecho da Estrada do Membeca (AM-032) em Caapiranga

By -

Dep. Francisco Souza

No último sábado (18), o governador do Estado do Amazonas, José Melo, entregou aos moradores do município de Caapiranga, o primeiro trecho da estrada do Membeca, a AM-032. A ação foi comemorada pelo deputado FranciscoSouza (PTN), que esteve engajado na luta pela revitalização da estrada.

O município possui atualmente 45 comunidades, onde se destacam comunidades da localidade do Membeca (Novo Canaã, Monte das Oliveiras, Casa Velha, Taboca e São Jorge). Essas comunidades realizam atividades agrícolas, na sua maioria, possuem plantio de cará, açaí e banana. Algumas são para subsistência, outras, para a comercialização.

Segundo o parlamentar, a estrada do Membeca é de grande relevância para os agricultores de Caapiranga, uma vez que precisam comercializar os seus produtos agrícolas, e para isso, a estrada deve estar em perfeitas condições, gerando melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores com o fluxo da produção rural. “A inauguração desse primeiro trecho é uma vitória para o povo de Caapiranga, pois com a conclusão das obras, irá resolver os problemas do escoamento da produção, que será feito em tempo ágil, desenvolvendo ações de sustentabilidade, preservando o verde e inserindo as regiões mais distantes num processo de crescimento econômico adequado ao meio ambiente”, disse Souza.

O deputado destacou a importância da Audiência Pública realizada ano passado, no dia 25 de junho, no Plenário João de Matos Galvão, da Câmara Municipal de Caapiranga. Embora as obras já estivessem em andamento, a Audiência Pública, serviu como uma prestação de contas para os moradores. Na oportunidade, o representante da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Tiago Camelo, respondeu as duvidas de vereadores, moradores e agricultores do município, quanto a execução das obras.

Com 31,3 quilômetros, este primeiro trecho recebeu alargamento e passou de três metros de largura para sete metros. Ainda durante a inauguração, o governador já antecipou para a população que deu a ordem de serviço para a segunda etapa da estrada, que terá quase 33 quilômetros. Finalizada, a obra terá investimentos de R$ 57,1 milhões.

Roberto Brasil