Fotógrafo libanês expõe no Paço da Liberdade

By -

21-07-16-Exposição fotográfica no Paço da Liberdade.Foto-Jacques Menassa (1)

O Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, recebe, a partir da próxima quarta-feira, 27, a exposição fotográfica “Fragmentos de Lembranças”, do libanês Jacques Menassa. Em 40 fotografias, o fotógrafo apresenta paisagens, pessoas, cenários em diferentes lugares no mundo, incluindo Manaus e Presidente Figueiredo, no Amazonas, cidades da Europa e do seu país natal.

 

Menassa, que morou em Manaus por oito anos entre as décadas de 80 e 90, conta que a exposição é um registro de seus sentimentos. “São fotografias feitas em momentos felizes ou momentos tristes que tentei registrar em imagens. Foram feitas ao longo dos últimos anos e representam a saudade do lugar que deixei, que fui embora. É também uma forma de matar a saudade que sinto de Manaus”, comentou o fotógrafo que está de volta à capital amazonense, após 18 anos, para visitar familiares.

21-07-16-Exposição fotográfica no Paço da Liberdade.Foto-Jacques Menassa (2)

Para chegar ao resultado final, Menassa explica que utiliza várias técnicas de edição para mostrar a evolução da fotografia. “Faço as fotos, enquadro da melhor forma para expressar a minha ideia, meus sentimentos e depois, num programa de edição, busco a melhor técnica”, com os efeitos são valorizadas as texturas das paisagens e a intensidade das cores. As fotografias que serão expostas possuem 30x45cm e conta com a curadoria de Óscar Ramos.

 

O vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult), José Cardoso, conta que conheceu o trabalho de Menassa durante sua passagem por Manaus. “Ele fundou o Clube de Fotografia em Manaus, realizou várias oficinas, muitos dos fotógrafos que estão em atividade hoje passaram por ele. Essa exposição é um lindo trabalho do artista que mostra que por mais que ela tenha voltado para o Líbano, levou o amor que tem por Manaus e as amizades que aqui fez. Essa exposição é uma maneira de retribuir a esse artista tudo que ele já fez pela Amazônia lá fora. Que mesmo ausente, sempre ele se fez presente”, destaca Cardoso.

21-07-16-Exposição fotográfica no Paço da Liberdade.Foto-Jacques Menassa (3)

Jacques Menassa nasceu na cidade de Ghosta, no Líbano, é formado em Ciências Políticas e Administração e estudou fotografia na Usek. Em 2012, realizou em seu país a exposição “Amazônia, um olhar sem fronteiras”, com imagens registradas durante o tempo que viveu no Amazonas.

21-07-16-Exposição fotográfica no Paço da Liberdade.Foto-Jacques Menassa (5)

Com “Fragmentos de Lembranças”, o Paço da Liberdade recebe, mais uma vez, uma exposição de perfil internacional, como a “Voz do Fogo”, em homenagem a um dos maiores escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos, o inglês Alan Moore; a exposição “Imagine France – A viagem Fantástica”, que reuniu fotografias da artista francesa Maia Flore; e a mais recente “Forasteiros da Amazônia”, que reuniu histórias em quadrinhos de artistas amazonenses com projeção internacional.

21-07-16-Exposição fotográfica no Paço da Liberdade.Foto-Jacques Menassa (4)

O Paço da Liberdade fica na rua Gabriel Salgado, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados das 9h às 12h. A exposição ficará em cartaz até o dia 12 de agosto.

Mario Dantas