Fórum Trabalhista de Manaus terá exposição do artista plástico Rui Machado

By -
Obra do artista plástico Rui Machado

Obra do artista plástico Rui Machado.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Fórum Trabalhista de Manaus vai receber a exposição “Ações e Reproduções, do artista plástico amazonense Rui Machado. A inauguração da mostra com temática ambiental será realizada no dia 10 de junho, às 11h, no hall de entrada do fórum, localizado na rua Ferreira Pena, 546, Centro.

 

A exposição contará com  14  peças que retratará às séries ”Pachamama” e ”Sobrevivência”.  A mostra destaca a visão holística  do artista amazonense em relação ao planeta, demonstrada através de reproduções fotográficas de obras do autor. A série “Pachamama” tem foco no planeta e a série “Sobrevivência” mostra o olhar do indígena na ação do homem sobre o meio ambiente. 

 

Segundo o artista plástico, proteger e preservar a terra é missão de todos. “O mundo gira, a vida segue seu rumo e poucos se dão conta que é preciso proteger, cuidar e acima de tudo amar nosso planeta Terra: nossa casa, nosso chão, grande morada da vida, berço da fertilidade, da diversidade, do tempo das estações, templo das criações, da dinâmica do ser, do existir, pátria de tudo e de todos. E é nessa visão de várias visões, de muitas vertentes, diversas situações que eu crio e recrio nosso mundo, teu, meu de todos nós”. 

 

A exposição está sendo organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região-AM e RR, através da Seção de Gestão Socioambiental em parceria com o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Cemej11). Participarão da inauguração da mostra a presidente do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, e a diretora da Cemej11, desembargadora Solange Maria Santiago Morais.

Rui-Machado-blog-da-floresta

Artista plástico Rui Machado.

 

Sobre o autor

 Rui Machado é um dos mais renomados e premiados artistas plásticos do Amazonas, com extensa produção dedicada a temáticas relacionadas à fauna, flora, arte indígena e aos povos da floresta. Conhecido nacional e internacionalmente, tem como fonte de inspiração a temática amazônica, em particular os indígenas que vivem no alto Rio Negro. O pintor expõe suas obras desde de 1982 e sua coleção de arte indígena, uma das mais completas da região, é usada como fonte de pesquisa por estudantes e estudiosos dos povos indígenas da Amazônia. 

A parceria de Rui com o TRT da 11ª Região  vem de longe. Obras do artista já fizeram parte do calendário do Regional e  foi destaque no quadro ”Meu trabalho é uma arte”, do programa Jornada da TV TST.

 

Semana do Meio Ambiente no TRT11

 Além da exposição, o TRT11-AM e RR, através da Seção de Gestão Socioambiental, vem desenvolvendo outras ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente e para a conscientização de servidores e jurisdicionados sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 Uma campanha de Descarte de Eletrônicos está sendo realizada durante a Semana. Celulares, computadores, impressoras, CDs, mouses, baterias e pilhas são alguns dos materiais que podem ser entregues em um dos pontos de coleta nas unidades do TRT11, em Manaus. O objetivo é recolher materiais em desuso para reciclagem, reaproveitamento ou descarte, colaborando com as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis. 

Também foi lançada, na terça-feira, 07 de junho,  a campanha para redução de uso de copos descartáveis na Instituição, chamando os colaboradores a trazerem caneca para uso no Tribunal. A ação foi feita em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação que criou o espaço na página de acesso ao Ponto Eletrônico. No dia 09 de junho, a Seção também lançará a identidade visual da Gestão Socioambiental.

 No dia 10 de junho, no Fórum Trabalhista de Manaus, após a abertura da exposição de fotos, serão distribuídas 150 mudas ornamentais e frutíferas, dentro do Projeto de  Arborização, existente no TRT 11 – AM e RR desde 2011. Esta ação incentiva os servidores a “colocarem a mão na terra” com o objetivo de obter um ambiente mais verde e saudável. //Mercedes Guzmán

Áida Fernandes