Fórum Ministro Henoch Reis ganha sala de acolhimento

By -
"Agradeço a todos os que se empenharam para ampliação e inauguração desta sala de acolhimento", disse Graça Figueiredo

“Agradeço a todos os que se empenharam para ampliação e inauguração desta sala de acolhimento”, disse Graça Figueiredo

Os pais que forem ao Fórum Ministro Henoch Reis (Aleixo) participar de depoimentos, audiências e esclarecimentos judiciais, ganharam espaço para acomodar seus filhos. Trata-se da Sala de Acolhimento Juscelino de Souza Gonzaga, inaugurada na manhã desta sexta-feira, dia 20, às 8h30, pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo.

henoch-reis-sala-acolhimento 6O espaço, popularmente conhecido como Brinquedoteca e localizado no 2º andar do prédio, tem como objetivo disponibilizar um ambiente adequado, seguro e digno para as crianças, enquanto seus pais ou responsáveis se deslocam para as varas cíveis e criminais buscando justiça. “A criação e ampliação da sala visa diminuir as angústias da infância, garantindo o direito das crianças e dos adolescentes de ficarem em um lugar digno para minimizar as desigualdades”, disse a desembargadora-presidente.

henoch-reis-sala-acolhimento 2Ela destacou que a sala compartilhada com outras crianças desperta o afeto e a criatividade, melhorando o relacionamento com os pequenos e com os adultos. “Além disso, ela traz o benefício, de forma comprovada, da saúde emocional preservada, proporciona momentos de alegria e descontração por meio das brincadeiras, contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social e ameniza traumas”.

Graça Figueiredo revelou, ainda, que, anteriormente, o fórum contava com uma ludoteca localizada entre o vão de um elevador e outro, e que funcionava naquelas condições desde 2014. “E sempre preocupada com a humanização dos espaços do Poder Judiciário e bem-estar dessas crianças, a presidência do TJAM destinará estagiários de pedagogia para auxiliarem os trabalhos da brinquedoteca, juntamente da cuidadora de crianças já existente, sob a supervisão de Caroline de Oliveira”, comentou.

henoch-reis-sala-acolhimento 3Antes de finalizar, a presidente do tribunal salientou que a montagem da sala só foi possível graças às doações recebidas de empresas como Livraria Concorde, Hobby Brinquedos, Dunorte Distribuidora, Clube de Diretores Lojistas de Manaus (CDL), Grupo Baiano, APA Móveis, Associação dos Procuradores do Município de Manaus, Banco Bradesco e Loja Novo Mundo.

henoch-reis-sala-acolhimento 5Entre os recursos de consumo e técnicos necessários estão mobília e equipamentos para copa, sofás, uma geladeira, um rack, livros de histórias infantis, lápis de cor, giz de cera e canetinhas, um DVD Game Star com joguinhos infantis, um DVD Karaokê, um mini system, fraldas descartáveis, uma sala de amamentação com poltronas e fraldário, diversos brinquedos normais e lúdicos, tapetes emborrachados, um berço com colchão, um televisor, utensílios para cozinha, um microondas, um bebedouro, um balcão para recepção, redes de proteção para janelas, quatro mesas pequenas e pinturas nas paredes.

henoch-reis-sala-acolhimento 4“Agradeço a todos os que se empenharam para ampliação e inauguração desta sala de acolhimento, à Divisão de Engenharia, Cerimonial, Imprensa, Informática, enfim, a todos que contribuíram para a concretização deste sonho. Muito obrigada”, declarou.

Ainda estiveram presentes na solenidade o diretor do Fórum Ministro Henoch Reis, desembargador Sabino Marques; os juízes Joana Meirelles, Ana Maria Diógenes e Dídimo Santana Barros Filho; o presidente da Associação dos Procuradores de Manaus, Walter Siqueira Brito; a gerente administrativa do grupo Apa Móveis, Hortenila Cardoso de Souza; a gerente da agência Prime Bradesco, Augusta Paulain; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, e o presidente do Grupo Livrarias Concorde, Antônio Carlos Leite Cunha.

Roberto Brasil