Fórum discute políticas públicas inclusivas

By -

21-09-16-1o-forum-oab-da-pessoa-com-deficiencia-foto-marinho-ramos-semcom-13

Na tarde desta quarta-feira, 21, foi realizado o I Fórum para Discussão de Políticas Públicas Inclusivas.  A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), participou do encontro que contou também com representantes do poder legislativo, judiciário e instituições da sociedade civil. O evento foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O fórum faz parte do “Setembro Verde”, que é considerado o mês da inclusão e dedicado à luta da pessoa com deficiência. Trabalho, segurança, saúde e educação foram os principais assuntos discutidos no encontro.

21-09-16-1o-forum-oab-da-pessoa-com-deficiencia-foto-marinho-ramos-semcom-12

O diretor do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, Luiz Carlos Neto, explicou sobre o atendimento da secretaria voltado para a pessoa com deficiência.

“Sabemos que ainda temos muito o que fazer pelos direitos da pessoa com deficiência. Mas estamos nos empenhando para ampliarmos e aperfeiçoarmos os programas que atendem esse público. Através da Semmasdh, a população pode ser inserida no Bolsa Família e Serviço de Proteção Básica em Domicílio, no qual a pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade, recebe a visita dos técnicos do Cras que facilitam a viabilização de políticas sociais. Temos também o programa Acesso à Cidadania, que inclui a pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, explicou.

21-09-16-1o-forum-oab-da-pessoa-com-deficiencia-foto-marinho-ramos-semcom-9

“Hoje, nosso fórum é uma reunião colaborativa, para que possamos debater sobre a eficiência da inclusão, seja ela na educação, esporte, na saúde, no transporte e demais áreas que se fazem presentes em nosso dia a dia. Vamos unir forças junto à sociedade civil, OAB e todos os outros órgãos competentes, para alcançarmos a efetiva inclusão dentro das diretrizes do estatuto da pessoa com deficiência, que é regido pela lei 13.146”, disse a presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Amazonas, Nancy Segadilha.

 

21-09-16-1o-forum-oab-da-pessoa-com-deficiencia-foto-marinho-ramos-semcom-11

Para a funcionária pública Joyce Matos, o evento traz um sentimento de satisfação.

“Eu me sinto muito feliz em participar dessa luta e ir em busca da melhorias para as pessoas com deficiência. Fico a cada dia esperançosa para que a população se conscientize e busque melhorias para os que precisam e seu unam na luta por essa causa”, comentou.

Áida Fernandes