Forças de Segurança atuam com forte esquema na chegada das delegações

By -

informa-blogdafloresta2014

Forças de Segurança que estão atuando na Operação Jogos Olímpicos 2016 em Manaus se concentram neste sábado e domingo (30), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional  (CICC) para monitorar e acompanhar os protocolos durante a chegada das delegações.

A Central de Escoltas é o Núcleo responsável por escoltar e efetuar a proteção dos veículos usados nos deslocamentos das delegações, sendo composta pelo Exército Brasileiro, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Manaustrans.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, todas as forças de segurança estão empenhadas durante toda a operação.

“Estamos agora com os três eixos de Inteligência, Defesa e Segurança, funcionando perfeitamente, com sua atuação prevista nos protocolos, então temos a confiança que o evento será de acordo com sua normalidade” disse o secretário.

A delegação da Suécia, primeira a chegar à cidade, desembarcou às 14h40 e teve segurança reforçada pela Central Integrada de Escolta, que na operação desenvolve diversas ações como: segurança aproximada, batedores, emergências médicas e grupos táticos de pronta-resposta. A operação ocorreu com êxito em todos os momentos.

A ação programada para a chegada das delegações faz parte dos protocolos que devem ser seguidos dentro da Operação Integrada Jogos Olímpicos 2016 no Amazonas, da qual participam 35 órgãos das forças federais, estaduais e municipais, divididos nos eixos Defesa, Segurança e Inteligência.

Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM , coronel Dan Câmara, a chegada das delegações é monitorada em tempo real, desde a saída da cidade de origem até o desembarque em Manaus.

“Nós acompanhamos o horário de saída, o tempo de viagem e a chegada até aqui na cidade, e, a partir daí, o sistema de escolta, atrelado ao comando e controle, com monitoramento, passa a estar focado nessa operação, para que possamos na saída do aeroporto, acompanhar toda a movimentação, chegando no Hotel e durante o deslocamento que serão feitos”, disse.

 

Mario Dantas