Força-tarefa vai combater às queimadas urbanas em Manaus

By -

forca-tarefa-queimadas-01A Prefeitura de Manaus criou uma força-tarefa envolvendo várias secretarias para atuar na prevenção e combate às queimadas urbanas e já está, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, trabalhando a implantação de uma base do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), integradas por órgãos municipais, estaduais e federais, para que possam atuar em conjunto. Na próxima segunda-feira, todos os órgãos municipais e estaduais envolvidos no SCI farão uma reunião para definir os papéis e a estratégia que será utilizada.

forca-tarefa-queimadas-02A SCI vai ter como base a sede do Corpo de Bombeiros, no bairro de Petrópolis, zona Sul, e entre as medidas que serão adotadas está a identificação e notificação de proprietários dos terrenos onde haja lixo, entulhos ou matas propícias ao fogo. “Fiscalizaremos locais que possam gerar futuros incêndios, como terrenos baldios e locais de mata seca”, alertou o Secretário-Executivo da Defesa Civil, Aníbal Gomes.

forca-tarefa-queimadas-07Coordenado pelo Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM), a força-tarefa do município também chamada de Brigada contra Incêndio, conta com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmas), Limpeza Pública (Semuslp),  da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Defesa Civil, Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb). Esses mesmos órgãos estarão representados no Sistema de Comando de Incentes juntamente com órgãos estaduais e federais como Corpo de Bombeiro, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Policia do Meio Ambiente, Batalhão Ambiental, Manaus Ambiental e o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).

forca-tarefa-queimadas-06A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), também estarão em ação integradas para levar às escolas um trabalho educativo e de prevenção com atividades lúdicas, com músicas e teatro, alertando para os riscos e cuidados nesse período do ano.

forca-tarefa-queimadas-04Atualmente a Defesa Civil de Manaus já está atuando nas ocorrências de queimadas sempre que há riscos em residências, da mesma forma que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) atua junto às famílias que venham a ficar desabrigadas.

A Defesa Civil também está prestando auxílio ao Corpo de Bombeiros fornecendo pessoal e equipamentos quando solicitado. Também foi  solicitada ajuda da Manaus Ambiental que colocou um carro pipa à disposição para atuar em ocorrências de incêndio, como os da última quarta-feira, no Nova Floresta. A ideia inicial é mobilizar esses carros e disponibilizá-los ao Corpo de Bombeiro e, assim, melhorar a capacidade de resposta. 

forca-tarefa-queimadas-05OCORRÊNCIAS – Apenas na quarta-feira, a Defesa Civil registrou 18 ocorrências com focos de incêndio, entre elas, três imóveis atingidos por fogo no bairro Nova Floresta, zona Leste. Na tarde desta quinta-feira, mais uma ocorrência foi registrada no local, com uma ameaça de desabamento de um muro e deslizamento de terra, que ameaçam seis residências. A Defesa Civil e Semmasdh estiveram no local para identificar as famílias afetadas e buscar alternativas para abrigar os moradores. 

forca-tarefa-queimadas-03RISCOS – Com temperaturas elevadas, beirando os 40º diariamente, e umidade relativa do ar extremamente baixa, o risco de queimadas é muito alto. E o risco vem, principalmente, porque parte da população aproveita o tempo seco para limpar quintais.

“Pedimos a colaboração da comunidade para que evite fazer a queimada. Quando ele queima seu lixo, uma pequena centelha pode voar e cair em um terreno mais seco provocando incêndio de grandes proporções”, alertou Anibal Gomes.

Roberto Brasil