Folia de Carnaval abre espaço para festivais regionais de música e artes

By -

grito-rock-manaus-colagemA folia momesca abre espaço para a diversidade de dois festivais que serão realizados no próximo dia 13, o Grito Rock e o Pirão. Com uma programação variada e diferentes manifestações artísticas, os dois eventos, que foram contemplados por edital e tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), garantem uma programação de “Carnaval” alternativa.

O Grito Rock Manaus, que está em sua 9ª edição, será realizado na avenida Sete de Setembro, nas proximidades da Praça Dom Pedro II. Além da música, a ideia é ocupar a praça, o coreto com diversas manifestações artísticas (performances cênicas, projeção audiovisual) e rodas de conversas sobre a democratização do uso do espaço público. O evento terá início às 15h e o acesso é gratuito. As atividades serão realizadas também no Les Artistes Café Teatro.

O festival é um dos maiores do mundo, realizado pelo coletivo Fora do Eixo com o apoio do Toque no Brasil, e financiado pelo Fora do Eixo Card. Em Manaus, o festival é capitaneado pelo Coletivo Difusão. Michelle Barbosa, uma das organizadoras do Grito local, falou sobre a consolidação doevento na cidade, que este ano recebeu mais de cem inscrições de bandas a serem selecionadas para o festival. “Estamos feliz com a quantidade de inscrições, o resultado das bandas participantes será divulgado amanhã, 2. Além da música, aproveitamos esse período de carnaval para discutir temas como racismo, violência contra os LGBTs e também palestras”, destacou Michelle.

festival-pirao-colagemPirão

Realizado na Praia da Lua, a 15ª edição do Festival Cultural Pirão – AM promete repetir este ano o mesmo sucesso do ano anterior, levando mais de 20 atrações, em 24 horas de festa. Denis Thaumaturgo, explicou que será mantida a mesma estrutura com apresentações das bandas sendo feitas num palco flutuante montado sobre uma balsa a 15 metros da praia.

O som autoral comanda a festa, com a presença já confirmada de bandas como Erumtrio, Dona Celeste, Escândalo Fônico, Luneta Mágica, MB-4, Pororoca Atômica, o rapper Jander Manauara, entre outros. O festival inicia às 15h.

Roberto Brasil