Folclore, tradições e momentos históricos marcam o início do Desfile do Carnaval 2017

By -

De lendas regionais a jogos milenares, uma diversidade de temas deu o tom do primeiro dia do Desfile do Carnaval de Manaus 2017, acelerando a largada na festa com muita energia e simplicidade, a partir das 20h desta sexta-feira (24), no Sambódromo. Até por volta das 22h30, quatro escolas do grupo C já haviam passado pela Avenida do Samba: Leões do Barão Açu, Gaviões do Parque Dez, Tradição Leste e Legião de Bambas.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o desfile marca um dos principais momentos da extensa programação do Carnaval 2017. “A cada ano, nós vamos reconquistando na cidade a tradição e a importância desse momento que é o Carnaval. Aqui no desfile dos grupos de acesso, vemos apresentações simples, mas muito bonitas e cheias de energia, coroando um ritmo intenso que já começou desde a semana passada, com a realização das bandas de rua, como Bica e Difusora”, destacou.

O desfile começou já com toques de regionalismo e tradição: a Leões do Barão Açu, agremiação do bairro Parque das Laranjeiras, por exemplo, resgatou a história do Boto Cor-de-Rosa, com o tema “Encantador das Cunhãs”. Um dos organizadores da escola, Ricardo Santos, contou sobre a alegria de reunir o público nos festejos: “Vale a pena porque estamos incentivando os jovens a brincar com segurança”, comentou. Logo em seguida, foi a vez da Gaviões do Parque Dez mergulhar na cultura amazonense e nas raízes do folclore da região.

Fechando o grupo, a Tradição Leste, do bairro Coroado, contou a história do milenar jogo de xadrez, remontando à divindades indianas como Shiva e Ganesha, e a Legião de Bambas fez uma homenagem especial aos 15 anos de existência da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e sua importância no contexto do desenvolvimento amazonense.

As apresentações continuam até por volta das 3h, com os desfiles das escolas dos grupos A e B. Já no sábado (25), as oito escolas do Grupo Especial se apresentam a partir das 20h, concluindo o Desfile Oficial do Carnaval 2017.

Roberto Brasil