Flamboyants da Álvaro Maia florescerem com ajuda da adubação

By -

flamboyants-alvaro-maia-florescerem-01O trabalho de adubação realizado pela Prefeitura de Manaus nos canteiros centrais do boulevard Senador Álvaro Maia, em janeiro deste ano, fez ressurgir na paisagem da via, as flores dos tradicionais pés de flanboyant existentes no local. A adubação, realizada com o objetivo de implantação de um projeto paisagístico para a área, concebido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), acabou beneficiando as árvores que há cerca dez anos não floresciam.

“O trabalho acabou trazendo de volta ao boulevard a beleza das flores do flanboyants”, afirma a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco. Ela explica que as árvores absorvem os nutrientes pelas raízes e a adubação feita para a jardinagem beneficiou a arborização.

flamboyants-alvaro-maia-florescerem-02Ao longo dos canteiros foram plantadas mais de 5 mil mudas de espécies ornamentais distribuídas em maciços ao redor dos flanboyants, que somam 78 árvores, plantadas há mais de 40 anos na via. Segundo Bianco, além do plantio e manejo de árvores,  o Programa Manaus Verde e Viva, da Semmas, prevê também a realização de projetos paisagísticos em praças e logradouros públicos.

“O trabalho demanda a realização de adubação química,  colocação de esterco de galinha e correção do solo com calcário dolomítico, o que acaba beneficiando também as árvores já existentes”, explica.

O trabalho de plantio a ser realizado em 2016 dentro do Projeto Arboriza Manaus prevê o plantio de 10 mil mudas em 56 logradouros de 35 bairros de Manaus.  Em todos haverá o processo de adubação do solo.

Roberto Brasil