Fiscalização no BRS da Constantino Nery começa hoje e infratores serão multados

By -
Veículos de menor porte que circularem na pista exclusiva ainda não serão autuados

Veículos não autorizados serão multados em R$ 127,69 e terão 5 pontos na CNH

A partir desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Manaus começa a fiscalizar a circulação de veículos leves na faixa exclusiva de transporte coletivo da Avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. O trabalho será realizado em parceria entre o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Somente poderão trafegar no corredor do BRS ambulâncias, táxis com passageiros, viaturas da polícia e ônibus do sistema de fretamento escolar com passageiros.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso 2°, circular na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é infração grave, com multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O BRS (Bus Rapid System) da Constantino Nery foi implantado no mês de fevereiro de 2014, com sinalizações horizontal (faixa azul) e vertical que indicam a circulação restrita para coletivos. Os condutores foram orientados a não circular na área antes da efetiva fiscalização. De acordo com o presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, a fiscalização vai garantir tráfego seguro para quem circula na Constantino Nery. “A circulação dos ônibus na faixa restrita vai resultar em mais agilidade e qualidade na prestação do sistema BRS”.

Roberto Brasil