Fiscalização na Faixa Azul será ampliada para mais três vias a partir do dia 22

By -

faixa-azul-constantino-neryA partir do dia 22 de setembro a Prefeitura de Manaus dará início a fiscalização para proibir a circulação de veículos leves na faixa preferencial de ônibus do transporte coletivo das avenidas Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels, até o Terminal 3, na Cidade Nova, zona Norte.  As regras de circulação nestas vias são semelhantes as adotadas na faixa azul da avenida Constantino Nery, onde a fiscalização já está em vigor.

A ampliação da faixa azul para outras zonas da cidade foi definida durante Audiência de Conciliação, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), no qual se chegou a um cronograma iniciado no último dia 2, com o anúncio da fiscalização por meio de campanha publicitária. Até o dia 22 de setembro, condutores e pedestres serão orientados sobre as regras de circulação nas vias com fiscalização da faixa azul.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Somente poderão trafegar na ‘faixa azul´ ambulâncias, táxis com passageiros, viaturas da polícia e ônibus do sistema de fretamento e escolar, com passageiros.

Roberto Brasil