Fim da TV analógica no País só deve ocorrer em 2018

By -
O Ministério das Comunicações definiu, em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município

O Ministério das Comunicações definiu, em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município

O desligamento da TV analógica no Brasil, que antes estava previsto para 2016, será adiado em dois anos. O Ministério das Comunicações precisará alterar o texto do decreto que regulamenta a implantação da TV digital no país, e o processo de transição da tecnologia deverá durar três anos. O motivo da mudança é bem simples: boa parte das famílias ainda não têm conversores ou TVs digitais em casa.

A notícia chega menos de uma semana após o próprio ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantir que o fim da TV analógica aconteceria no dia 30 de junho de 2016. A declaração foi feita no programa Bom Dia Ministro, transmitido pela estatal NBR.

Aqui no Amazonas, por exemplo, as cidades de Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba, onde o sinal estava programado para ser desligado em no dia 01/o7/2018, só deverá ocorrer mesmo em 30/08/2018, segundo o novo cronograma.

Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.

 

Roberto Brasil