Fihote de peixe boi resgatado é amparado pela AMPA

By -

resgate-peixe-boi-blogdafloresta 1Da Redação – Os agricultores, Israel Monteiro e Jessiel lima encontraram na manhã de domingo um filhote de peixe-boi perdido no Lago do Xiborena, município do Iranduba, segundo eles o filhote com um pouco mais de 30 dias de nascido, pesando 22 quilos, estava sendo atacado por botos vermelhos, e se encontrava muito cansado. Os dois voltavam de uma pescaria quando viram muita movimentação na água, muita agitação, ficaram até pensando que fosse uma cobra sucurijú, porque no meio daquela agitação toda, n’água estava um imagem preta, roliça boiando, e chegaram perto, quando perceberam que era um bebê peixe-boi sendo atacado por botos vermelhos, eles espantaram os botos e conseguiram empurrar o bebê até a beira do lago, e logo sentiram que o animalzinho estava muito abatido e cansado, com reações limitadas, em seguida colocaram em sua canoa e o levaram pra casa.

resgate-peixe-boi-blogdafloresta 2Através de parentes em Manaus, conseguiram entrar em contato com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA), onde existe o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, juntamente com a Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA), onde foram orientados basicamente, de como agir no manejo com o filhote. O colocaram num tanque com água e o amamentaram com leite em pó, essa era a única forma de mantê-lo alimentado, pois, o leite de gado, com a enchente está escasso, e trocando de água sempre para poder mantê-lo com a temperatura ideal.

resgate-peixe-boi-blogdafloresta 3Nessa segunda, 15 de junho, o bebê peixe-boi chegou ao porto da Panair, Bairro de Educandos, e conduzido ao INPA, e lá, os pesquisadores tomaram as providencias, e os devidos procedimentos, como: medir, pesar, verificar se, realmente está tudo bem com a sua saúde enfim, fazer tudo certo para que esse animalzinho tenha o tratamento merecido, chegue a idade adulta, pois, é certo, que daqui a uns sete anos, segundo um dos tratadores, ele seja devolvido ao seu habitat natural. O dever da AMPA é amparar esses bichinhos que precisam de muito amor e carinho para poder viver na plena natureza. (David Almeida – Fotos: Michael Dantas)

Mario Dantas