Figueiredo nos caminhos da Tocha Olímpica

By -

figueiredo-tocha-olimpica-bdf 01Da Redação – “A tocha é importante, por onde ela passa cria aquele momento, aquela expectativa, porque é o símbolo da Olimpíada. A tocha vindo para Figueiredo já é um diferencial fabuloso”, ressalta o prefeito Neilson Cavalcante.

Depois de ter articulado, junto com os responsáveis sobre questão da passagem da Tocha Olímpica pelo estado do Amazonas, o Prefeito de Presidente Figueiredo, junto com a Organização Estadual do Comitê Olímpico, assinaram termo de compromisso para a passagem da Tocha no Município, que é conhecido mundialmente por suas belezas naturais. São 107 cachoeiras catalogadas, reconhecidas, e, isso chamou a atenção do Comitê Olímpico Internacional.

figueiredo-tocha-olimpica-bdf 02A Tocha percorrerá 326 municípios brasileiros, dentre eles está Manaus, Iranduba e a Terra das Cachoeiras no meio da selva Amazônica.

O Símbolo Olímpico chegará ao Estado do Amazonas dia 20 de Junho, e, em presidente Figueiredo, vai passar no período da tarde. Dois lugares foram escolhidos por onde a tocha irá passar: um é a Cachoeira de Iracema que fica no km 115 da BR 174, o outro é a Corredeira do Urubuí, onde permanecerá por 15 minutos e seguirá de volta a Manaus.

figueiredo-tocha-olimpica-bdf 04Mário Aufiero, coordenador Estadual Rio 2016, falou da importância da passagem da Tocha por Figueiredo. “Presidente Figueiredo está numa situação geográfica privilegiada dentro da Região Metropolitana de Manaus e dentro das belezas naturais que nosso Estado oferece. Isso possibilitou de colocarmos o município na rota da tocha olímpica entre as 326 cidades que estão no roteiro dessa grande festa olímpica, que será a chegada da tocha no Brasil”.

Para o coordenador municipal do revezamento, Daniel Rabelo, a passagem do símbolo olímpico vai deixar um legado incomparável no Estado. “Quantos municípios no mundo podem dizer que recebeu a tocha olímpica, a gente está colocando primeiramente Presidente Figueiredo na história dos Jogos olímpicos”,  destaca o coordenador municipal.

figueiredo-tocha-olimpica-bdf 05Depois de assinar o termo de compromisso, membros estaduais e municipais foram até a Corredeira do Urubuí para fazer reconhecimento da área por e conhecer o trajeto por onde a tocha olímpica irá passar.

O esforço do Prefeito Neilson Cavalcante para colocar Figueiredo nos caminhos da Tocha Olímpica é realmente de grande importância, “é um diferencial fabuloso”, como ele próprio falou na sua entrevista, portanto, a Terra das Cachoeiras, realmente passará para a história dos jogos olímpicos, pois sua localização no cenário da selva amazônica é privilegiado, justo pela exuberância da sua natureza, chamando a atenção de quem à visita./// (David Almeida – Fotos: André Amazonas)

Roberto Brasil