FHAJ realiza 1º Encontro de Pacientes com Lúpus

By -

encontro-lupus-1A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promoveu nesta segunda-feira (31 de outubro), o 1º Encontro de Pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), diagnosticados na FHAJ, e seus familiares. O evento, promovido pelos Serviços de Psicologia, de Nutrição e de Reumatologia, foi realizado das 10 às 12 horas, no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na FHAJ. 

encontro-lupus-2A programação teve como objetivo debater o diagnóstico, os sintomas e tratamentos do Lúpus para pacientes e familiares, além de permitir esclarecer dúvidas e difundir informações sobre a doença. O lúpus é uma doença autoimune. Segundo a reumatologista Juliana de Andrade, em geral, afeta mulheres. “Ainda pouco compreendida, o lúpus pode atacar a pele, articulações, rins, pulmão, coração, vasos sanguíneos, sangue, entre outros órgãos e tecidos”, destacou a reumatologista.

Atualmente, estão em tratamento no Hospital Adriano Jorge, em média, 120 pacientes diagnosticados com lúpus. Além da explanação médica, houve ainda interação pacientes/familiares sobre nutrição e debate sobre os sentimentos e as emoções na saúde, pela psicóloga da FHAJ, Adriana Barbosa.

Roberto Brasil