Festival Folclórico do Amazonas cria categoria de acesso para grupos de Manaus

By -

Festival Folclórico.Foto-Ingrid Anne (1)

A partir deste ano, grupos folclóricos que não disputavam o “Festival Folclórico do Amazonas” terão uma nova categoria para concorrer, a “Categoria Bronze”. A portaria que cria essa categoria foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 29 de abril e as propostas podem ser apresentadas até o dia 13 de maio.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explica que hoje já existem duas categorias, a Ouro e a Prata. Esta segunda recebe o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio de edital realizado em 2015, que incluiu grupos das seguintes categorias: boi-bumbá regional, boi-bumbá tradicional, cacetinho, ciranda, dança alternativa, dança internacional, dança nacional, dança nordestina, dança regional, quadrilha cômica, quadrilha de duelo, quadrilha tradicional, garrote regional, garrote tradicional e tribo.

Festival Folclórico.Foto-Ingrid Anne (2)

Devido ao grande número de grupos folclóricos existentes no município interessados em participar do Festival e que não estão inseridos na “Categoria Prata”, o “Festival Folclórico do Amazonas”, por meio da Manauscult, criou a “Categoria Bronze”. “Dessa forma, os demais participantes poderão disputar e o vencedor, em cada modalidade, terá acesso à categoria superior. Destacando que os últimos colocados da ‘Prata’, em cada modalidade, também descem para a Bronze. Vale ressaltar que os grupos que formarão esta categoria não receberão nenhum tipo de recurso, sendo este o primeiro estágio para aqueles que buscam ascender até a “Categoria Ouro””.

Propostas

Os interessados em participar da “Categoria Bronze” no 60º Festival Folclórico do Amazonas deverão apresentar sua proposta e protocolizá-la no prazo de dez dias úteis, a contar da publicação da Portaria nº 030/2016, no DOM, no protocolo do prédio da Manauscult, na Avenida André Araújo, nº 2767, Aleixo, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Festival Folclórico.Foto-Ingrid Anne (3)

Os critérios, regras e anexos exigidos na Portaria, completa, estão disponíveis no portal da Manauscult no menu Editais 2016, no endereço: www.manauscult.manaus.am.gov.br. Entre os critérios estão: proposta devidamente preenchida e assinada, conforme anexo disponibilizado no site; Carta de Anuência; Listagem de componentes do grupo preenchidas; comprovante de que existem há, pelo menos, três anos. De acordo com a Portaria, inexiste qualquer obrigação financeira por parte da Manauscult ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Municipal referente à participação de grupos da “Categoria Bronze”. Todos os custos relativos à confecção de cenários, figurinos, transportes e outros são de total responsabilidade dos mesmos.

Os grupos vencedores do credenciamento desta Portaria farão parte da “Categoria Bronze” até que seja feito um novo credenciamento em um prazo não menor que cinco anos a contar da data de publicação da Portaria nº 030/2016.

Mario Dantas