Festival Folclórico do Amazonas chega ao fim com mais de cem apresentações

By -

Festival-Folclorico-AM 6A 58ª edição do Festival Folclórico do Amazonas, que começou no dia 22 de agosto, reuniu 136 grupos folclóricos diferentes em seus 28 dias de programação. Foram 85 associações na categoria Ouro, 42 na categoria Prata e nove participantes da Mostra Folclórica, além das apresentações dos bois-bumbás manauaras.

Na noite de ontem, no encerramento do evento, se apresentaram no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, grupos como a Quadrilha Cômica Vai Que Cola e a Ciranda Sedução da Compensa.

Festival-Folclorico-AM 8Para o diretor do Departamento de Políticas Culturais da Manauscult, Márcio Braz, o festival foi um sucesso. “Tivemos quase um mês de programação, e todas as nossas ações foram discutidas em conjunto com os próprios grupos folclóricos, possibilitando a realização de um evento mais participativo. Esperamos ano que vem melhorar mais ainda para mantermos a tradição do festival”, afirmou Braz.

Participação da Prefeitura – Uma das principais novidades do festival este ano foi a realização conjunta do Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A participação da Prefeitura se deu por meio de um investimento de R$ 2.153.852,00 no evento, com apoio à infraestrutura, equipamentos de som, iluminação, palco e segurança privada, além de auxílio financeiro aos grupos folclóricos da categoria Prata e aos bois-bumbás Garanhão, Brilhante e Corre-Campo, da categoria Master.

Festival-Folclorico-AM 9Outra novidade foi a realização da Mostra Folclórica, uma iniciativa criada com o objetivo de proporcionar mais diversidade à programação do festival e oferecer oportunidades a grupos folclóricos que não foram contemplados nas outras categorias.

Roberto Brasil